Análise de concorrentes, a mais completa e precisa.

Normalmente se analisam os grandes números dos concorrentes ou um resumo do que os concorrentes fizeram no mês anterior, que é uma análise reativa do que aconteceu e não permite nenhuma reação, somente se constata o que aconteceu.

Em alguns casos até se tem os detalhes dos concorrentes, mas tudo em uma única base de dados, o que fica extremamente confuso para analisar, pois para o gestor de uma Linha de Produtos, por exemplo, não interessam os concorrentes de outra Linha de produtos, pois podem ser concorrentes absolutamente distintos. 

O mesmo conceito se aplica a todos os segmentos de mercado, ou seja, não dá para misturar concorrentes de imóveis comerciais e residenciais, ou concorrentes de diferentes Unidades de Negócios, ou de diferentes Serviços, ou de Produtos distintos, dentre outros exemplos.

A Análise de Concorrentes disponível no EXECPLAN BIG DATA ou no EXECPLAN RADAR permite que se tenha pleno entendimento sobre as ações e campanhas dos Concorrentes nas principais redes sociais: Facebook, Youtube, Instagram e Twitter, que juntas significam 92,7 % dos usuários em redes sociais segundo estudo da Rock Content:

Estamos falando de bem mais de 100 Milhões de pessoas no Brasil usando ativamente as principais redes sociais, e precisamos entender quais as ações e campanhas de seus concorrentes.

Nos principais focos iniciais para a Análise dos Concorrentes, podemos entender através do DIGITAL RADAR todos os movimentos dos Concorrentes, um completo Competitive Intelligence para conhecer:

  • O QUE os Concorrentes estão fazendo: quais ações ou campanhas estão sendo feitas, quais Linhas de Produtos ou serviços estão sendo o foco dos concorrentes;
  • QUANDO estão fazendo: precisamos entender quando estão fazendo os posts, e qual a frequência de uso das redes sociais nas ações e campanhas de cada concorrente
  • ONDE estão fazendo as ações: Quais são as redes sociais mais usadas por cada um dos concorrentes em suas campanhas
  • REPERCUSSÃO das ações e campanhas: Claro que é importante saber os movimentos de cada concorrente nas redes sociais, mas mais importante que isso é entender o nível de repercussão das ações e campanhas. 

Para se ter um Competitive Intelligence melhor elaborado, além desse entendimento das ações e campanhas dos Concorrentes, que é fundamental, é necessário também que se faça a segmentação dos Concorrentes por diferentes critérios para ter foco nos concorrentes que efetivamente devem ser analisados por um Gestor de Produtos ou de Inteligência Competitiva, conforme sua necessidade, por exemplo:

  • ANÁLISES DE CONCORRENTES SEGMENTADAS POR REGIÃO, ESTADOS, LINHAS DE PRODUTOS: Quando se tem uma atuação em várias regiões, normalmente existem os concorrentes que atuam a nível nacional, mas existem também os concorrentes locais. 

Para um Diretor ou Gerente Regional, os dados de concorrentes de outras regiões não são significativos, o foco deve ser nos concorrentes regionais que simplesmente não aparecem em outras regiões, mas naquela região são fortes e sua atuação precisa ser analisada para se ter ações mais assertivas.

O mesmo se aplica a análise de Concorrentes por Estado, quando se tem concorrentes com atuação mais por Estado do que por região.

O mesmo se aplica para análise de Concorrentes por Linha de Produtos, Produtos, Serviços …, ou seja, o EXECPLAN BIG DATA ou o EXECPLAN RADAR são rapidamente personalizados conforme a necessidade de cada Cliente, pois alguns concorrentes têm forte atuação regional e sem atuação nacional, mas é importante que filiais ou gerentes regionais / representantes, tenham informações específicas daqueles concorrentes regionais, pois isso é muito importante para analisar ações específicas e alavancar vendas e oportunidades no mercado.

No EXECPLAN BIG DATA pode-se criar DIGITAL RADAR DE CONCORRENTES personalizados para a sua empresa, ou seja, por Região, ou por Estado, Linha de Produtos, Categorias, enfim, conforme sua definição e necessidades.

No EXECPLAN BIG DATA ou no EXECPLAN RADAR, o DIGITAL RADAR de CONCORRENTES permite um Competitive Intelligence personalizado, onde se pode analisar segundo a segundo, detalhadamente, todas as ações dos concorrentes nas redes sociais, além do ReclameAqui e notícias em qualquer veículo através do Google, permitindo definir estratégias e tomar ações imediatas para contrapor as ações de cada concorrente ou as campanhas que estejam fazendo, de forma muito precisa e ágil.

Além das ações dos Concorrentes, é vital analisar qual a reação do mercado/público as ações dos concorrentes. No DIGITAL RADAR DE CONCORRENTES, podemos ainda detalhar os comentários do mercado a respeito dos concorrentes, bem como das marcas e/ou produtos e/ou serviços de cada concorrente, além do público em relação a cada campanha ou ações feitas pelos concorrentes.

Todas essas informações de Competitive Intelligence obtidas pelo EXECPLAN RADAR ou EXECPLAN BIG DATA podem ser compartilhadas com os gestores de cada área, permitindo maior assertividade na Análise dos Concorrentes, bem como pode-se estabelecer ações locais com mais agilidade e precisão.

  • GERAÇÃO DE LEADS ATRAVÉS DA ANÁLISE DE CONCORRENTES: quando alguém reclama de seu concorrente, Você saberá exatamente quem, quando e onde reclamou, portanto, Você pode postar diretamente no perfil de quem reclamou do concorrente, por exemplo, com uma ação que promova um produto ou serviço que atenda aquele Cliente insatisfeito com o concorrente, ou enviar uma amostra de seus produtos se o lead se mostrar relevante em termos de Seguidores, Likes, Comentários, Compartilhamento e Engajamento, com o objetivo de gerar um novo lead potencial.

O DIGITAL RADAR de Concorrentes do EXECPLAN BIG DATA ou do EXECPLAN RADAR, permite uma análise detalhada e PROATIVA de todos os concorrentes para facilitar a atuação das áreas de Vendas e de Inteligência de Mercado / Competitive Intelligence.

No EXECPLAN BIG DATA ou EXECPLAN RADAR existem ainda funcionalidades para fazer Análise de Benchmark dos Concorrentes em cada rede social, bem como todos os detalhes da atuação de cada concorrente em cada rede social, ou seja, quais publicações fizeram e qual a repercussão que isso causou no mercado.

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