Muitas vezes podemos retirar lições valiosas das produções cinematográficas para nossa vida profissional. Conheça três filmes que mostram o quão fundamental é conhecer o seu consumidor para obter sucesso.
Não é novidade alguma para ninguém, muito menos para profissionais de marketing e vendas, que um dos fatores primordiais para o sucesso de campanhas, produtos e serviços é conhecer profundamente seu consumidor e concorrência para analisar possibilidades, pontos positivos, negativos, simulações e diminuir riscos de fracasso. Dentro da sociedade atual, com diversos canais de comunicação e formas diferentes de se analisar o mercado, bem como os indivíduos que o compõe, existem vários meios por onde percorrer afim de produzir-se uma comunicação eficaz.
Levando para a vida fora do mundo corporativo, até nas coisas mais simples do nosso dia a dia é preciso manter nosso olhar atento para que enxerguemos maneiras de cativar e conquistar espaços. Trata-se de conhecer o outro, para poder desenvolver pontos como boas relações interpessoais, por exemplo. É uma questão que está dentro até do processo evolutivo pessoal.
Voltando à pesquisa de mercado, é preciso entender que a sua presença sempre será necessária para as empresas. É um processo que nunca deixará de existir, apesar do surgimento de novas tecnologias e soluções que podem ajudar e muito nesta tarefa. Como prova dessa necessidade e importância, muitos filmes implicitamente ou explicitamente abordam essa temática em seus enredos. Confira três produções audiovisuais que trataram do tema:
Do que as mulheres gostam (What Women Want), 2001
Na consagrada comédia, o conceito de “conhecer o seu consumidor” fica muito evidente. A trama traz um publicitário machista e mulherengo, vivido pelo famoso ator Mel Gibson, recebe o desafio de desenvolver campanhas voltadas para o público feminino, o que parecia ser muito difícil para um indivíduo com seus valores e estilo de vida.
No entanto, após um acidente ao testar em si mesmo um secador de cabelo numa banheira d’agua, o personagem acaba adquirindo o dom de escutar o pensamento das mulheres, conseguindo a partir de então ter uma ideia melhor do pensamento de seu público alvo. Obviamente esse poder sobrenatural é algo fictício que foi criado para ilustrar a trama. Porém, o conceito central que o filme traz, que é a melhoria de resultados e processos de trabalho do publicitário após ele conhecer melhor o seu consumidor e potencial cliente, é muito esclarecedor.
Na vida real, esse papel é assumido pela pesquisa de mercado, o que prova a importância desse trabalho para o sucesso no setor.
Os Estagiários (The Internship), 2013
Grande sucesso recente, a comédia estrelada por Owen Wilson e Vince Vaughan traz em seu enredo dois quarentões profissionais do setor de vendas, que surpreendentemente são contratados como aspirantes a estagiários do Google, a fim de participar de um grande e difícil processo seletivo. A dificuldade se torna ainda maior por um motivo: Eles não sabem nada sobre tecnologia. Enfrentando problemas financeiros, os personagens mergulham de cabeça na oportunidade e vão até a sede da gigante da tecnologia tentar a sorte. Lá eles têm de lidar com profissionais e chefes mais novos do que eles, o que se torna um grande desafio. Após algumas tarefas que exigiram trabalho em equipe, os estagiários precisavam como desafio final vender o serviço do Google AdWords para uma empresa familiar que ainda não estivesse no Google Maps. Para isso, a equipe dos protagonistas da trama conseguiu convencer o dono de uma pizzaria de bairro através de uma pesquisa de mercado, favorecendo a filosofia do empresário e o usando o potencial sucesso do produto para tornar a estratégia uma realidade, revolucionando o negócio e ampliando resultados. Com o feito, os personagens conquistaram os seus objetivos e se tornaram os novos estagiários da Google.
Se Eu Fosse Você, 2006
Um dos filmes de maior sucesso recente do cinema brasileiro, a comédia que traz o casal Cláudio e Helena (interpretados por Tony Ramos e Glória Pires) diz muito sobre “conhecer o seu público”. Após uma somatória de duvidosos movimentos astrológicos e seguidos desentendimentos entre os dois personagens, os cônjuges da trama trocam de corpo, sendo condenados a viver assim temporariamente.
Cláudio, que é um publicitário dono de uma grande agência, tem o desafio de desenvolver uma campanha para uma marca de lingeries. Machista e “bruto”, no português popular, o personagem apresenta à empresa uma campanha muito apelativa e desrespeitosa, desagradando à sua presidente. Com o conhecimento dos interesses femininos e o toque de sensibilidade de Helena, após a troca de corpos, a campanha desenvolvida consegue agradar os interesses da cliente, atingindo as necessidades e fazendo a agência conquistar a conta da empresa.
Assim como em “Do que as mulheres gostam”, os fatos sobrenaturais acabam sendo meras obras fictícias. Mas o que possibilitou o sucesso da campanha desenvolvida pelos personagens na comédia, foi o conhecimento do consumidor, o domínio sobre os interesses e necessidades do público alvo.
Trazendo para a realidade, essa tarefa é desempenhada pela pesquisa de mercado, que dá esse panorama aos profissionais da área.
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