5 dicas para aprimorar o uso das redes sociais da sua empresa em 2017

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  A influência gigantesca das redes sociais na sociedade atual é notória e incontestável. A princípio, o surgimento delas trazia um propósito bem definido: o relacionamento. O grande foco era estreitar laços pessoais, permitir que as pessoas se relacionassem virtualmente, compartilhassem com amigos coisas do cotidiano e se comunicassem de forma rápida e fácil com qualquer indivíduo no mundo inteiro, conectado na mesma plataforma. Ao passo que foram se tornando peça fundamental dentro da era digital, começaram a surgir novas redes sociais, de diferentes tipos, promovendo o crescimento exponencial no número de usuários ao redor do mundo. Recentemente a rede social mais usada no mundo, o Facebook, atingiu a marca de 1 bilhão e meio de usuários no mundo inteiro. Sabendo que as redes sociais têm um potencial imenso de conexão de um número exorbitante de pessoas, ficou evidente que esse campo poderia ser explorado com outra intenção, que não fosse somente o relacionamento. As empresas, por exemplo, começaram a enxergar com bons olhos a possibilidade de alcançar de forma eficiente um grande número de pessoas para diversas finalidades que poderiam contribuir e muito com o sucesso das marcas. O resultado disso é notável. De acordo com HubSpot, 92% dos profissionais de marketing pensam que as mídias sociais são importantes para as empresas. No Brasil não é diferente, já que cerca de 65% das empresas realizam trabalhos de mídias sociais. Mas afinal, como podemos aprimorar o uso das redes sociais em nossas empresas? Trazemos a seguir algumas dicas da utilização desse recurso:  1. Analise campanhas anteriores Estude a reação de seus consumidores as campanhas recentes, já realizadas. É importante entender o que funciona melhor em cada rede, qual o horário que traz maior visibilidade a suas publicações e quantos cliques estão sendo feitos em suas publicações. Com a análise do que tem sido feito, fica muito mais fácil montar um planejamento assertivo para as próximas ações e campanhas. 
2. Planeje e execute
 A execução começa com o planejamento. Saiba o que é relevante para seu público e programe-se para postar em dias específicos durante a semana. Uma boa estratégia de conteúdos por parte da empresa pode ajudar a dar notoriedade à marca, fazendo com que cada vez mais usuários conheçam e se identifiquem com ela.  3. Ouça seus clientes Responder dúvidas, solucionar problemas e responder feedbacks rápida e adequadamente são práticas que auxiliam nessa conexão necessária com o consumidor online.O Reclame Aqui também é outro canal em que os consumidores sentem-se confortáveis para expor suas opiniões, para serem ouvidos e para obter uma resposta. Não deixe de monitorar o que seu consumidor expressa em todas as redes.  4. Esteja exatamente onde o consumidor está É uma lógica simples. Conforme passa o tempo, mais pessoas entram no mundo das redes sociais. Consequentemente, o consumidor e o público a ser captado pela empresa também está dentro deste ambiente. Além do mais, o usuário tem a disponibilidade de se manter conectado em diversos tipos de dispositivos, como Smartphones, Notebooks, Tablets e Smart TVs, o que facilita muito o acesso. Portanto, nada melhor do que desempenhar um trabalho de marketing em uma plataforma em que seu público-alvo possui livre e constante utilização.  5. Analise a concorrência O monitoramento das redes sociais, tal como uma análise de dados referentes aos feedbacks dos conteúdos postados, análise de concorrentes, análise de mercado e pesquisa de dados dentro das mídias sociais são importantíssimos ao sucesso e reputação de uma empresa no âmbito virtual. A utilização de recursos Big Data voltado para o monitoramento de redes sociais, por exemplo, torna-se uma alternativa útil nesse acompanhamento e comparação, principalmente para entender os interesses dos consumidores e ajudar no desempenho do marketing digital. Além disso, estar sempre atento ao retorno do público referente ao que é postado na página de uma empresa é de suma importância para que não haja repercussões negativas, que por sua vez podem arruinar a imagem da marca. Em linhas gerais essa colheita e síntese de dados acaba sendo o fator determinante que auxilia diretamente no trabalho de redes sociais de uma empresa. É ele que oferece um “raio-X” sobre o ambiente, dá base ao planejamento em torno da estratégia de marca e que garante um olhar mais profundo, dando uma possibilidade maior de aceitação e bons feedbacks, para que a empresa possa oferecer bons serviços também fora do mundo digital.  

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