5 dicas para aumentar a fidelização de clientes

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Você sabia que expandir sua base de consumidores fiéis em 5% pode aumentar seus lucros de 25% a 95% dependendo do setor que está inserido? Esta informação, proveniente de um estudo da Harvard Business School, comprova que a fidelização é tão importe quanto a prospecção de novos clientes. Em um mercado saturado onde consumidores são bombardeados o tempo todo com ofertas e promoções, não basta somente possuir um bom produto ou serviço quando seu objetivo é fidelizar seu cliente. É preciso ir além, ou seja, aprimorar ao máximo a experiência de compra e construir vínculos emocionais entre sua marca e o comprador. Para isso, sua estratégia não pode ser imediatista; para conquistar a lealdade do consumidor você deve pensar a longo prazo, prezando sempre pela qualidade e na relevância de sua comunicação. Para ajudar nesta tarefa, separamos cinco dicas que fazem toda a diferença na hora de fidelizar os clientes. 1 .  Conheça seu cliente para atendê-lo da forma como ele gostaria de ser atendido Conhecer o cliente é fundamental não só para quem deseja aumentar a fidelização, mas para qualquer outro tipo de ação estratégica. O cliente é o centro de qualquer tipo de decisão dentro de um negócio, por isso, é importantíssimo investir em ferramentas de armazenamento de dados, capazes de registrar contatos feitos anteriormente e seu histórico de compras. Dessa forma, você terá a base necessária para um atendimento que irá encantar o cliente. Uma equipe de vendas capaz de entender as necessidades e expectativas do comprador através de informações disponíveis em seu sistema contribui para uma experiência de compra positiva, de modo que a possibilidade deste indivíduo retornar se torne muito maior. 2. Crie vínculos com o cliente Tanto para negócios B2B quanto B2C, é necessário interagir com seu público sempre que possível. Em uma loja física, sempre oriente os funcionários a perguntarem se o comprador encontrou o que procurava e se foi bem atendido durante a compra; no meio online, agradeça as interações dele com sua marca e sempre que possível, peça um feedback. Não se esqueça também de anotar sugestões e reclamações para que o serviço seja sempre aprimorado, de acordo com as preferências de sua clientela. Práticas como estas fazem com que o cliente se sinta importante e conectado com a marca, encorajando futuras interações e estabelecendo uma relação de confiança entre ele e sua marca. 3. Utilize a tecnologia ao seu favor Para fidelizar um cliente, você deve encantá-lo. O melhor jeito de fazer isso é adequar seu produto a demandas especificas apresentadas pelo público, atingindo um nível de customização que diferencie sua oferta daquilo que a concorrência oferece. Porém, para que a customização seja efetiva, contar com ferramentas tecnológicas, como o Big Data ou um CRM, é indispensável. Dessa forma, além de monitorar os resultados com muito mais precisão, será possível checar o nível de aceitação de cada uma de suas ações nas redes sociais e assim reunir mais informações relevantes sobre seu público-alvo e suas preferências de abordagem. 4. Direcione a estratégia para o público certo Esqueça campanhas mal direcionadas que não surtem nenhum efeito no público atingido. Quando se trata de fidelização de clientes, é fundamental compreender que existe uma multiplicidade de perfis que podem vir a utilizar seu serviço ou produto. Ao ser capaz de direcionar as ações estratégicas para as pessoas certas, sua marca passará a ser muito mais relevante para elas. A segmentação mostra aos clientes que sua marca se preocupa e sabe quem eles são. Assim, o relacionamento entre cliente e marca se torna muito mais pessoal e humanizado, fazendo com que todo e qualquer contato seja capaz de oferecer uma experiência única. 5. Invista nas mídias sociais As mídias sociais se tornaram a melhor forma de marcas interagirem com seus clientes. Através delas é possível, por exemplo, responder dúvidas, obter feedbacks e comunicar novidades. Expandir a presença no digital reforça a lembrança que os consumidores têm de sua marca, além de dar a eles a possibilidade de opinar e compartilhar seus conteúdos caso achem interessante. Estabelecer sua presença nas mídias sociais é estar presente onde seus clientes estão, portanto tome isto como uma prioridade e busque estar sempre atento ao resultado de cada interação para que ela possa ser cada mais aprimorada. 
Para saber mais sobre nossas soluções ou solicitar uma apresentação personalizada, envie um e-mail para: ​info@execplan.com.br
   

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