5 dicas para aumentar suas vendas no varejo

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 A demanda por produtos inovadores e o número crescente de clientes buscando por um atendimento customizado fazem do varejo um dos setores mais dinâmicos do mercado, obrigando empresários do ramo a se manterem atualizados o tempo todo. As mudanças que o varejo tem passado nos últimos anos fez com que grandes empresas do setor encontrassem dificuldades na aplicação de suas estratégias e consequentemente, na obtenção de retorno sobre suas ações. Esta transição do modelo de negócios tradicional para um modelo de negócios mais dinâmico e focado no cliente abre espaço para que novas empresas conquistem o público e alavanquem suas vendas. Por isso, listamos quatro dicas ideais para alavancar os negócios das empresas no setor do varejo.  FACILITE A EXPERIÊNCIA DE COMPRA No momento da compra, seus clientes dispõem de diversas opções ao seu redor. Eles são bombardeados o tempo todo com itens como cupons de desconto e e-mail promocionais. Caso uma loja não forneça uma experiência de compra simples e prática, ele pode mudar sua decisão em um piscar de olhos. É preciso analisar as características psicográficas e os hábitos de compra do seu público para dispor os produtos da melhor maneira no ponto de venda, além de oferecer uma série de possibilidades para que ele realize a compra da maneira que achar mais confortável, seja via mobile ou desktop.   UTILIZE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO ONDE SEU CLIENTE É MAIS ATIVO Muitas vezes o retorno esperado sobre determinada ação não é alcançado porque o marketing da sua empresa está focando os esforços de comunicação nos meios errados. Vamos supor que você posta constantemente atualizações no facebook mas não obtém o engajamento esperado. Isso pode acontecer porque seu público está mais conectado a outra rede social, como o LinkedIn ou Pinterest por exemplo. Para alcançar seu público de forma mais efetiva, é necessário saber quais são as plataformas onde ele é mais ativo e intensificar suas postagens nelas, sempre com conteúdo relevante aos seus interesses pessoais e ofertas que chamem sua atenção.  OFEREÇA DESCONTOS RELEVANTES Descontos são mais atrativos quando alinhados aos interesses específicos do consumidor. Por exemplo, se você possui uma rede supermercadista com foco na classe C, por que não oferecer desconto nos produtos mais baratos? Ou ainda, se os clientes de sua loja compram calças e sapatos com frequência, por que não oferecer um desconto na compra dos dois itens juntos? Pensar nos desejos e necessidades de seus consumidores para direcionar ofertas relevantes é uma prática que pode gerar um aumento significativo nas vendas e estreitar o relacionamento da sua marca com eles.  SUPERE AS EXPECTATIVAS Proporcionar experiências de compra agradáveis aos seus clientes é a melhor maneira de torná-los divulgadores espontâneos de sua marca. Quando uma empresa surpreende de forma positiva um consumidor, ele passa a comentar voluntariamente sobre o serviço ou produto adquirido com seus amigos ou colegas de trabalho. Isso gera uma divulgação valiosa para qualquer marca, eficaz para atrair novos clientes e mantê-los por perto. Para que isso seja possível, é preciso superar as expectativas, ou seja, surpreender o cliente com uma experiência melhor do que ele esperava. Esta prática é infalível quando se trata de agradar quem consumiu um produto e ainda gera valor ao seu negócio a curto e longo prazo.  TRABALHE COM PROGRAMAS DE FIDELIDADE Além de vender, um dos principais objetivos do varejo deve ser fidelizar seus consumidores. Os programas de fidelidade são a ferramenta ideal para isso, auxiliando na retenção de clientes e fazendo com que consumam com mais frequência. Novas tecnologias têm impulsionado a utilização de programas de fidelidade por parte das empresas. Agora é possível desenvolver cupons de desconto e ofertas exclusivas de acordo com o perfil e histórico de compras de determinado público. Dessa forma, seus esforços de vendas e de comunicação passam a ser muito mais assertivos e o engajamento nas redes sociais será maior, além de um grande número de clientes satisfeitos divulgando espontaneamente sua marca.  Estas dicas valiosas irão aumentar sua competitividade dentro do varejo, auxiliar na prospecção de novos clientes e na retenção dos já existentes. Mas como colocar tudo isso na prática? Com os softwares de inteligência analítica da Execplan isso fica muito mais fácil! Para saber mais sobre nossas soluções ou solicitar uma apresentação personalizada, envie um e-mail para: ​info@execplan.com.br

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