5 Dicas para uma estratégia de Marketing Omnichannel eficaz

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Você já ouviu falar em Omnichannel? É provável que sim, mas caso contrário, fique atento, pois este termo vem ganhando cada vez mais importância dentro das estratégias de Marketing. O conceito de Omnichannel refere-se ao contato da marca com o consumidor por diversos canais complementares entre si de forma tão contínua e espontânea que a transição de um canal para o outro é quase imperceptível. O número crescente de marcas aderindo a estratégias de Marketing Omnichannel justifica-se pela necessidade de criar uma experiência mais completa em todos os pontos de contato. Mas para que este tipo de estratégia tenha sucesso, é preciso que todos os canais funcionem de forma integrada e a abordagem seja adequada a cada um deles.Confira abaixo cinco dicas que farão sua estratégia de Marketing Omnichannel muito mais efetiva:  CONHEÇA SEU PÚBLICO CRIANDO PERSONAS A criação de personas consiste no processo de identificação e segmentação do público que faz parte do universo de sua marca ou de consumidores em potencial. Ao identificar as personas, será possível traçar táticas e estratégias mais objetivas, aumentando o retorno sobre suas ações e o engajamento nas redes sociais. Entendendo aspectos como estilo de vida, hábitos de compra e características psicográficas, a marca será capaz de entregar ao consumidor exatamente aquilo que ele deseja, quando e onde quiser. FAÇA O FOLLOW UP Um dos princípios básicos do Omnichannel é a entrega de ofertas personalizadas que fazem o consumidor se sentir único. Para isso, as marcas devem realizar um rastreamento detalhado de toda a jornada do consumidor, ou seja, ser exigente quanto a todos processos que envolvem sua própria estratégia Omnichannel, desde o contato inicial do consumidor com a marca até a conclusão da compra. Além disso, entendendo a jornada do consumidor é possível até prever produtos ou serviços que ele pode ter interesse. Por exemplo, quando um cliente entra em sua loja online e compra uma calça, ele pode ficar contente em receber, alguns dias depois, uma sugestão de camisas combinando. SINCRONIZE TODOS OS CANAIS PARA FACILITAR A EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR É de extrema importância que todos seus canais estejam sincronizados para evitar etapas desnecessárias durante o processo de compra. Por exemplo, se o cliente acessa seu site e coloca um item no carrinho de compras, este mesmo item deve permanecer lá quando ele acessar via mobile, caso contrário sua estratégia de Omnichannel será falha e ineficiente. Esta integração de todos os pontos de contato com a marca é necessária devido à convergência digital, onde pessoas transitam entre diferentes aparelhos o dia todo e demandam um alto grau de atenção em relação às suas rotinas corridas e necessidade por praticidade. APROVEITE AS OPORTUNIDADES PROPORCIONADA PELA INTEGRAÇÃO ENTRE OS CANAIS As informações proporcionadas por uma estratégia de Marketing Omnichannel são valiosíssimas para a retenção e ampliação do número de consumidores que sua marca possui. Imagine que você entra numa loja procurando por um sapato, mas ainda sem muita clareza do que pretende comprar, e então o vendedor te surpreende com uma indicação que vai totalmente de acordo com o seu estilo. Isso é possível caso o vendedor tenha acesso, por exemplo, ao seu histórico de pesquisa realizado no site da marca. As possibilidades para este atendimento personalizado são diversas, cabe a empresa ajustar as informações disponíveis ao seu modelo de negócio para melhorar ao máximo a experiência do consumidor. MONITORE OS DADOS Nenhuma ação ou estratégia de Marketing é bem sucedida quando os dados não são monitorados. A coleta e análise dos dados é indispensável para a melhoria contínua do serviço oferecido, pois somente mensurando o resultado obtido a cada ação é possível corrigir os erros, encontrar novas oportunidades e impulsionar aquilo que está dando certo. Com a tecnologia atual, é possível monitorar a reação dos consumidores de forma rápida e integrada, incluindo seu feedback e dados de citações de sua empresa, produtos, concorrentes ou campanhas . Dessa forma, sua comunicação irá obter o melhor resultado de acordo com os desejos de cada cliente, evitando esforços desnecessários e imprecisos baseados em parâmetros gerais do mercado, que atingirão o público errado e trarão uma taxa de conversão muito menor.  A necessidade de implantar uma estratégia Omnichannel é um reflexo da sociedade atual e da evolução da tecnologia. A rotina corrida dos consumidores gera uma demanda por praticidade e agilidade no processo de compra que só pode ser resolvida através da presença das marcas em diversos canais. O marketing Omnichannel deve estar focado no estudo e integração das ações para continuamente agregar valor à experiência do cliente, independente de seus hábitos ou comportamentos.  

Para saber mais sobre nossas soluções ou solicitar uma apresentação personalizada, envie um e-mail para: ​info@execplan.com.br

 

 

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