5 motivos para monitorar as redes sociais da sua empresa

Compartilhar no facebook
Compartilhar
Compartilhar no twitter
Compartilhar
Compartilhar no linkedin
Compartilhar

Já faz alguns anos que estar presente nas redes sociais se tornou uma necessidade para qualquer marca que busca se manter relevante dentro de seu mercado, mas para muitas, ainda é um grande desafio tirar máximo proveito das possibilidades que este meio oferece. Quando bem aproveitadas, as redes sociais trazem inúmeros benefícios a marcas de qualquer segmento, que podem ser convertidos em oportunidades de negócios e potencializarem suas vendas. Para que isso seja possível, é de extrema importância contar com softwares tecnológicos, como o Big Data, para realizar o monitoramento das redes sociais. Abaixo, listamos os cinco principais benefícios que o monitoramento das redes sociais pode trazer para a sua empresa. 1 – Identificar os fãs da sua marca  – e aqueles que estão insatisfeitos Conhecer os fãs da sua marca – e aqueles que estão insatisfeitos – é tão importante quanto vender. Ao monitorar as redes sociais, fica muito mais fácil identificar quem são esses indivíduos. No caso dos fãs de sua marca, é possível desenvolver estratégias e ofertas muito mais assertivas que vão de encontro aos seus desejos e necessidades. Quanto aos clientes insatisfeitos, você pode identificar por que estão insatisfeitos e aprimorar os pontos falhos de seu serviço ou produto, evitando futuros descontentamentos. 2 – Encontrar novas tendências e oportunidades Obter vantagem competitiva é sempre mais fácil quando sua empresa realiza o monitoramento das redes sociais, pois através desta prática é possível ter uma visão geral sobre tudo que está sendo comentado em relação ao seu mercado de atuação, tanto pelos clientes quanto pela concorrência. Por ser um ambiente onde consumidores expressam sua opinião da maneira mais natural possível, o meio digital passou se tornou o local ideal para identificar tendências e oportunidades. Analisar o que as pessoas estão falando em relação a sua marca e até mesmo em relação a concorrência é uma forma inteligente de saber o que pode ser um sucesso no futuro, e assim tomar medidas estratégicas que surpreendam positivamente seu público. 3 – Monitorar seus concorrentes em tempo real Monitorar a concorrência e o que os consumidores estão falando sobre ela é muito importante para alinhar a estratégia de sua empresa ao que é mais indicado em determinado momento. Através deste tipo de análise, é possível identificar os pontos fracos de empresas que atuam em seu segmento e utilizá-los ao seu favor, desenvolvendo ofertas que atrairão clientes indecisos para sua empresa e não para os concorrentes. 4 – Interagir e esclarecer dúvidas dos consumidores no meio digital De acordo com uma pesquisa, 47% dos brasileiros preferem ser atendidos exclusivamente pelas redes sociais. Consumidores estão cansados de atendimentos demorados e burocráticos pelos meios tradicionais, como telefone e e-mail. Neste contexto, surgiu o conceito de SAC 2.0, que é o atendimento via redes sociais, uma tendência que vem se concretizando entre muitas empresas ao redor do mundo. Em um cenário onde consumidores exigem respostas quase que imediatas das empresas, a presença nas redes sociais pode tornar a interação ente ambos muito mais dinâmica. Interagir com seu público e esclarecer dúvidas é uma forma de entender seus problemas e solucioná-los de maneira inteligente, aumentando o engajamento deles com a empresa e impulsionando futuras compras. 5 – Obtenha feedback sobre sua marca e seus produtos Obter feedbacks significativos é uma preocupação comum entre profissionais de diversas áreas, principalmente entre os de marketing e vendas. Por muito tempo, estes profissionais apoiaram seus esforços em métodos como questionários e pesquisas – qualitativas e quantitativas – que fornecem embasamento para medidas estratégicas dentro de uma empresa. Com o surgimento da internet e das redes sociais, estas práticas têm se tornado obsoletas. Agora, é possível obter feedbacks dos consumidores de forma muito mais fácil e interativa. Ao monitorar as redes sociais, sua empresa consegue localizar as menções aos seus produtos ou serviços em tempo real e analisar como o consumidor que os adquiriu se sente em relação a compra. 

Para saber mais sobre nossas soluções ou solicitar uma apresentação personalizada, envie um e-mail para: ​info@execplan.com.br

 

 

Deixe seu comentário

Últimas Publicações

Sobre a Execplan

A Execplan tem inovado o Mercado com soluções Prontas para Uso, são 5 soluções disponíveis para diversas verticais de Mercado.

Siga-nos

A Execplan tem inovado o Mercado com soluções Prontas para Uso, são 5 soluções disponíveis para diversas verticais de Mercado.

Institucional

  • A Empresa
  • Prêmios
  • Contato

Soluções

  • Execplan Big Data
  • Execplan Performance
  • Execplan Planning
  • Execplan Data Quality
  • Execplan BSC
  • Execplan Cloud

Suporte

  • Chat
  • Suporte
  • FAQ