Tempo é dinheiro: identificar problemas e riscos, além de potencializar resultados positivos, são tarefas para o Mining Reverso do EXECPLAN PERFORMANCE.
Saiba o que mais ele pode proporcionar a uma empresa Está comprovado no mercado atual que uma gestão empenhada em reduzir riscos, identificando problemas e corrigindo-os em tempo hábil, é fundamental para se manter o topo. Afinal, com tanta competitividade, passos em falso significam perder tempo, dinheiro e espaço nos segmentos. Em função disso, encontrar irregularidades, padrões, analisar o que vem dando certo e buscar conexões em grandes conjuntos de dados para prever resultados é uma pratica que ganha força dentro das empresas, já que os executivos entendem que não basta apenas se agarrar aos bons resultados, mas também identificar problemas.
O Data Mining consiste basicamente na mineração de uma série de dados, fazendo uso de técnicas analíticas que agregarão e organização esses dados para identificar tendências, mudanças no mercado e até problemas que podem ser corrigidos. Essa prática não é bem um conceito recente no mundo da computação. Mas, com as invoações tecnológicas e surgimento de técnicas que se desenvolveram de fato a partir da primeira década do século, como por exemplo recuperação de informações estatísticas e recursos de inteligência artificial.
Em geral, Data Mining significa procurar correlações entre diferentes dados, que quando em conjunto permitem à empresa adquirir um conhecimento que tem um grande poder de potencializar os processos de inovação e lucratividade. Por isso é tão importante para que o utiliza atualmente. Elencamos alguns pontos em que essa cultura de dados pode atuar em uma empresa:
- Importante na busca por nichos de mercado: Ajuda a encontrar segmentos ainda não explorados no mercado pela concorrência, proporcionando diferenciais e vantagens competitivas ao seu negócio. Trata-se de buscar “buracos” no mercado, coisas que ainda não foram exploradas e preenche-las, ou até mesmo enxergar caminhos onde sua empresa pode prosperar e gerar lucros.
- Determinante na tomada de decisões: Dá um panorama amplo de informações relevantes sobre diversos assuntos, para que a tomada tanto de decisões capitais, quanto de pequenas decisões, possa ser certeira.
- Auxiliar no redirecionamento de ações e campanhas: Obviamente que, com a obtenção das informações em tempo hábil, permite-se que a empresa trilhe novos caminhos, redirecionando ações e campanhas pautadas no aproveitamento de oportunidades. Isso consiste em enxergar melhores caminhos através da análise desses dados, ou seja, fazer redirecionamentos estratégicos durante o mês, valorizando o orçamento como instrumento de gestão proativa.
- Identificar fatores críticos: Quando se produz uma análise de dados pautados no Data Mining, é necessário que se analise tudo, pois todos os indicadores possuem um peso enorme para alcançar a competitividade. Tendo isso em vista, é importante para o executivo que se conheçam os resultados negativos, para que se possa repará-los com agilidade e evitar maiores perdas.
- Investigar fraudes internas: reunindo dados referente a resultados, produção e acompanhamento de processos, que auxiliam os executivos a identificarem eventuais fraudes que comprometam diretamente resultados e podem até minar a saúde financeira da empresa.
- Promover gestão integrada: oferece uma visão mais abrangente dos dados. Tendo em mãos as informações extraídas, os gestores e executivos envolvidos podem analisa-los em conjunto, promovendo governança corporativa. Além disso, como esses números obtidos dão o real panorama do andamento dos negócios da empresa, o mining promove a transparência, ponto importante no mundo corporativo.
Em função disso, a EXECPLAN desenvolveu um conceito único especialmente para o EXECPLAN PERFORMANCE, que tem função primordial para se ter um Gestão de Alta Performance. O MINING REVERSO. Basicamente essa ideia gira em torno de uma tecnologia desenvolvida que disponibiliza um panorama completo do mês anterior na primeira hora do primeiro dia útil do mês vigente, permitindo maior precisão e agilidade nas análises.
Ele substitui a gestão convencional por KPIs, dando uma amplitude de informações que indicam ao executivo o que tem de ser reparado para alcançar os objetivos almejados. Obviamente que para melhorar o desempenho da empresa, é mais importante para o executivo que se conheçam os resultados negativos, para que se possa repará-los. No entanto, resultados positivos acabam muitas vezes mascarando problemas.
Por isso é necessário que se analise tudo, pois todos os indicadores possuem um peso enorme para alcançar a competitividade. Tudo consiste em proporcionar ao gestor a facilidade de exercer uma gestão proativa, trabalhando em cima de fatores críticos, ainda que estejam em meio a bons resultados gerais. E isso é possível que se identifique em todas as áreas da empresa, como Vendas e Marketing, Financeiro e Controladoria ou RH. Isso gera maior integração entre os setores, dando transparência e acabando com divergências.
Para saber mais sobre a EXECPLAN ou solicitar uma apresentação personalizada, envie um e-mail para: info@execplan.com.br