A análise do concorrente é uma das etapas mais importantes para um planejamento estratégico gerar resultados positivos de maneira mais assertiva, minimizando riscos.
Quando falamos em planejamento estratégico de uma organização, um dos pontos mais relevantes a serem analisados é a concorrência. Não basta somente possuir o conhecimento sobre seu público alvo e seus fornecedores. A chave para um desempenho positivo e ações assertivas está na análise de todos esses fatores como um conjunto.
A empresa, primeiramente, precisa identificar os seus concorrentes, tornando possível a análise de todos eles. Mas, para isso, é necessário que o mercado em que a organização está inserida esteja claro, permitindo identificar com facilidade a concorrência real. Ao efetuar uma análise detalhada da concorrência, a empresa terá em mãos, informações de grande valia para seu negócio que, além de apontar como as ações do outro irão impactar, traz também, aprendizado para saber o que não deve ser feito. No planejamento estratégico, a análise dos concorrentes traz consigo inúmeras vantagens, fazendo com que a empresa tenha atitudes com mais precisão, de forma que garanta um desempenho ainda maior.
Veja agora, 3 razões para estudar de fato, sua concorrência:
Conhecendo pontos fortes e pontos fracos dos competidores É através da análise dos seus concorrentes que a organização consegue identificar, de forma mais fácil, os pontos fortes e pontos fracos deles. Desse modo, é possível proporcionar para o executivo, capacidade de entender melhor o mercado em que está inserido, de modo que consiga tirar um proveito maior das oportunidades existentes.
Aprendendo com os erros e os acertos Essa é uma das razões fundamentais para se analisar a concorrência. Ao saber quem são seus concorrentes, o interessante é realizar uma busca e visualizar situações que já vivenciadas por eles e de que maneira eles se portaram quanto ao ocorrido, para assim, verificar se foi obtido sucesso ou não. Com isso, a empresa consegue possuir conhecimento de alguns cenários possíveis para seu negócio, para quando enfrentá-los, saber o que fazer de maneira mais assertiva no mercado.
Maior competitividade entre a concorrência Todas as informações já coletadas da concorrência oferecem a empresa conhecimento suficiente a fim de prevenir situações que podem interferir para um resultado satisfatório. Com isso mãos, a empresa tem muitas chances de se destacar e consolidar sua posição no mercado, o que traz um diferencial e tanto para a organização. Para que toda essa análise ocorra de maneira adequada, para serem geradas informações confiáveis e decisivas, é preciso possuir recursos capazes de contribuir com tais dados.
Na solução EXECPLAN BIG DATA existe o DIGITAL RADAR 360º que permite os concorrentes serem analisados de maneira detalhada e proativa, possuindo um direcionamento específico das informações para as áreas de Marketing e Inteligência de Mercado. Além do Radar de Concorrentes, existe também o Radar da Empresa, de Clientes e Fornecedores, o que proporciona a captação de informações necessárias, de forma completa e abrangente para a empresa.
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