A dura tarefa da gestão de pessoas é mais uma aplicação dentro do mundo corporativo que recebe o auxílio da tecnologia
Gerir pessoas não é uma tarefa simples.
Um setor de recursos humanos, ao contrário do que se imagina pelo senso comum, é uma área que vai muito além de somente entrevistar, contratar e demitir funcionários. Esse setor desempenha uma função que engloba todas as práticas e políticas em relação à gestão de pessoas, dentro de uma companhia.
O setor de RH precisa enxergar os colaboradores como importantes engrenagens na grande máquina (que é a empresa), encontrando maneiras e bolar estratégias para poder desenvolver e extrair do funcionário tudo o que ele pode oferecer, deixando-o motivado para trabalhar.
Como o setor de RH de uma empresa tem por objetivo fazer uma análise geral de processos da empresa, desde a contratação de novos colaboradores até o acompanhamento da produção, por meio de uma equipe de pessoas que trabalham em função do bom funcionamento da companhia, muitas vezes é necessário que se utilize de artifícios que contribuam para a função, e que alcancem um olhar mais preciso que muitas vezes a equipe não consegue alcançar por si só.
Por isso, novos recursos tecnológicos podem ser grandes aliados. Uma base de dados é útil em diversas funções que são de responsabilidade de um setor de recursos humanos. Ainda que poucas empresas hoje em dia façam uso deste tipo de recurso para o departamento, a tendência é que o uso de recursos tecnológicos, como o Big Data, também cresça neste setor.
Outro papel imprescindível que tem de ser desempenhado por colaboradores do setor para o funcionamento das companhias é poder dar a disponibilidade de abrir um canal de comunicação entre seus funcionários e a própria empresa e dar espaço à interação.
Essa possibilidade dá abertura para que a empresa possa ouvir o colaborador, estar ciente dos problemas e do andamento da companhia. É de suma importância para o sucesso de uma empresa que os processos de trabalho e produção estejam caminhando da mais perfeita forma. Quando esses processos estão otimizados, funcionando bem e atendendo a demanda, a produtividade se mantém suficiente e a companhia pode oferecer o que tem de melhor aos seus clientes.
Para que isso ocorra, é preciso que se detecte falhas quando elas ocorrerem, sejam elas basicamente analisando os processos de trabalho ou até mesmo detectando resultados negativos rapidamente, sem que seja necessário esperar pela consolidação do resultado de um mês inteiro.
Identificar erros e o que pode ser melhorado é fundamental para poder alcançar o sucesso, inclusive em números positivos, que podem também mascarar resultados negativos por trás deles. Soluções como o Execplan Planning podem ser eficazes nessa análise.
Ela conta com recursos capazes de desempenhar essa função com maior rapidez e atuar com agilidade nos processos corretivos, dando um panorama geral aos diretores ainda no primeiro dia útil do mês. O RH tem em mãos uma gama de informações que quando analisada e sintetizada, expõe a real situação e permite que se façam mudanças que podem ser determinantes, além de reduzir custos consideravelmente.
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