4 requisitos que serão indispensáveis para profissionais de vendas nos próximos anos

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Informação nunca foi tão acessível quanto nos dias atuais. Antes de realizar uma compra, o consumidor tem acesso a toda descrição técnica sobre o produto que deseja adquirir em poucos clicks. Dessa forma, ele pode finalizar o processo de compra sem ao menos sair de casa ou pegar no telefone. Esta mudança brusca no modo de comprar afetou diretamente a forma como executivos de vendas devem atuar para concretizar novos negócios.De acordo com um estudo da Forrester Research, um milhão de cargos de vendas B2B se tornarão obsoletos até 2020, o que significa que cerca de um quarto dos profissionais desta área ficarão sem emprego. Isso prova que para manter sua posição, executivos de vendas precisam estar atentos a novas tendências e incorporar novas práticas a sua metodologia de trabalho. Para auxiliá-los nesta tarefa, separamos quatro requisitos que todo executivo de vendas deverá ter nos próximos anos. Ser capaz de entender e analisar os dados A análise de dados ganha cada dia mais importância dentro do processo de vendas devido aos diversos benefícios que esta prática proporciona, como entender as motivações de compra de seu público-alvo, traçar hábitos de consumo, prever tendências de mercado, etc. Quando um executivo de vendas é capaz de entender e analisar os dados, fica muito mais fácil direcionar a oferta e adequá-la exatamente às necessidades específicas de seu target. Uma boa dica aos profissionais interessados em se familiarizar com esta tendência é adotar uma estratégia baseada em dados a partir de agora e desenvolvê-la nos próximos meses, pois assim haverá tempo suficiente para se acostumar com as ferramentas e os processos. Compreender como sua oferta se encaixa nas necessidades do target Nada mais que comum que realizar uma pesquisa online antes de consultar um vendedor para comprar algo, ainda mais em compras com alto valor agregado, certo? Por isso, em uma venda B2B, um executivo de vendas precisa alinhar sua oferta ao planejamento estratégico da empresa interessada na aquisição, atuando como uma espécie de consultor que mostrará as principais funcionalidades de seu produto de acordo com a realidade da empresa. Muitos profissionais de vendas  acostumaram-se a apresentar somente as funcionalidades práticas do produto, quase como uma espécie de apresentação padrão que se repete a cada vez que alguém demonstra interesse em sua oferta. Porém, esta prática vem se tornando cada vez menos eficiente devido ao grande número de informações disponível na internet sobre quase qualquer produto. Para alinhar as ofertas às necessidades do target, o profissional responsável pela venda pode contar com softwares de gestão de alta performance, como o Execplan Performance. Através dele, é possível comparar o histórico de consumo de cliente com o cenário atual para obter um diagnóstico preciso daquilo que este indivíduo necessitará em determinado momento, além de fornecer insights valiosos sobre como e quando ele deseja abordado.  Possuir a habilidade de formular boas perguntas Atualmente, formular boas perguntas é um diferencial para muitos executivos de vendas, principalmente por ser uma das melhores maneiras de entender qual é o problema que sua oferta deve resolver. Porém, a tendência é que no futuro formular boas perguntas deixe de ser um diferencial para se tornar um requisito. Conforme o tempo passa, informações online sobre produtos ou serviços são cada vez mais fáceis de serem encontradas, seja em vídeo tutoriais ou casos de estudo. Dessa forma, antes mesmo de realizar a compra o comprador já possui todas as informações que necessita. É aí que o executivo de vendas entra, pois diferentemente de informações disponíveis na web, ele é capaz de fazer as perguntas certas para o cliente, diagnosticando suas necessidades com muito mais precisão e explicando como as funcionalidades presentes em seu produto pode ajudá-lo. Saber como utilizar as mídias sociais ao seu favor Muitos profissionais de vendas já descobriram o potencial das mídias sociais dentro de sua área de atuação. Nelas, vendedores podem ampliar sua base de contatos e manter um relacionamento muito mais próximos dos consumidores. Para os profissionais da área de vendas, possuir uma boa reputação no meio online pode ser um fator decisivo na hora de fechar um negócio. De acordo com um estudo da Social Centered Selling e da A Sales Guy, 72,6% dos executivos de vendas que contemplam mídias sociais em seu processo obtêm resultados melhores que os de seus colegas de profissão. As redes sociais têm se tornado uma ferramenta essencial dentro da rotina de qualquer executivo de vendas, principalmente aquelas com o perfil mais corporativo, como é o caso do LinkedIn. Nos próximos anos, incorporar mídias sociais às vendas será uma prática ainda mais comum do que é hoje, porém, incontestavelmente necessária. Pensando em propiciar uma ferramenta analítica capaz de auxiliar executivos no uso das redes sociais, a Execplan disponibilizou ao mercado o Execplan Big Data, ferramenta que permite uma busca rápida e completa sobre o cenário atual da empresa e de seus concorrentes, bem como de seus produtos e fornecedores através de recursos de Digital Marketing 360º. Com essas informações, o vendedor pode obter uma visão completa de como os consumidores enxergam sua marca e seus produtos, tendo maior base para apresentar soluções relevantes aos objetivos e necessidade de seus clientes.  Para saber mais sobre as soluções da EXECPLAN ou solicitar uma apresentação personalizada, envie um e-mail para: ​info@execplan.com.br 

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