O potencial do Big Data dentro da Economia Digital

Compartilhar no facebook
Compartilhar
Compartilhar no twitter
Compartilhar
Compartilhar no linkedin
Compartilhar

A Economia Digital é um fenômeno recente que vem afetando diretamente não só a vida das pessoas ao redor do mundo, mas também a forma como empresas fazem negócios. Ferramentas como Cloud Computing, redes inteligentes e mídias sociais já demonstram seu potencial e dão início a uma era onde a economia é fortemente baseada em serviços que oferecem praticidade e agilidade.Um estudo recente do MIT Sloan research afirma que empresas que estão se adaptando ao mundo digital são 26% mais rentáveis que seus concorrentes. Isso significa que adequar a proposta corporativa a este novo contexto é essencial para que qualquer empresa se mantenha competitiva e possa fazer a diferença dentro de um mercado tão saturado. Entre as inovações propostas pela Economia Digital, estão o aprimoramento da experiência do consumidor através de interações proativas e o direcionamento de ofertas que vão de encontro às expectativas e necessidades de cada indivíduo.   Ao mesmo tempo que a ascensão do digital abre uma série de novas possibilidades, ela também impõe desafios que até pouco tempo atrás eram desconhecidos. Hoje, para se conectar com o consumidor uma marca precisa ir além daquilo que veiculações em mídias tradicionais ou promoções imediatistas podem oferecer. A chave para alcançar o consumidor moderno reside na personalização, como por exemplo o direcionamento de ofertas que vão de encontro à necessidade de cada indivíduo, fazendo-o se sentir único e importante dentro do universo da marca. Nos últimos anos, uma série de novas tecnologias têm surgido para auxiliar companhias dos mais diversos segmentos a acompanharem a economia digital, porém entre todas elas uma se destaca: o Big Data. Esta ferramenta se destaca devido a possibilidade que ela oferece de analisar uma grande quantidade de dados em altíssima velocidade, criando insights valiosos que guiam estratégias ao classificar a aceitação de qualquer produto ou serviço na web de acordo com as opiniões manifestadas pelos consumidores. Apostar no Big Data para fornecer experiências interativas e personalizar ofertas é uma das maneiras mais eficientes de obter o engajamento de seu público, e assim tornar sua marca mais confiável e fazer com que o investimento sobre suas ações seja maior. Com o Big Data, executivos de qualquer área têm a possibilidade de conhecer seu consumidor antes de realizar uma interação, podendo adequar seu discurso para enfatizar as características do produto ou serviço que mais fazem diferença dentro da realidade daquele consumidor específico. De acordo com estudo da Forbes, companhias que colocam os dados no centro de suas decisões de marketing e vendas melhoram seu ROI de 15% a 20%. Investir em novas tecnologias e saber como aproveitar oportunidades de mercado é necessário para qualquer empresa que deseja se manter relevante frente a concorrência, ou seja, gestores precisam repensar suas estratégias e se manterem abertos a novas possibilidades, abandonado decisões baseadas em instinto para tomar decisões com base em análises embasadas e estruturadas, que garantem vantagem competitiva e precisão das estratégias. Da mesma forma que o Big Data pode ser utilizado para compreender determinado público e suas motivações de compra, ele pode ser utilizado para identificar pontos fracos de seus concorrentes. Todo mundo está falando o tempo todo nas redes sociais, e em muitos posts estão escondidas opiniões que podem levar sua empresa a conhecer uma fraqueza de seu concorrente que as vezes nem ele mesmo conhece. Desse modo, é possível elaborar estratégias de vendas e de comunicação que trabalhem em cima da deficiência de seu concorrente, fidelizando uma parcela de clientes que estavam indecisos ou eram adeptos da outra marca. Investir em soluções de Big Data é estar preparado para um futuro onde os dados serão a peça central para qualquer tipo de decisão. A tendência é que a discussão acerca do tema se intensifique nos próximos anos e a ferramenta passe a ser vista não mais como um diferencial, mas como necessária dentro da realidade de qualquer empresa que busca alavancar seus negócios e se adequar à demanda imposta pela economia digital, onde minutos podem fazer toda a diferença para um negócio. Para saber mais sobre o EXECPLAN BIG DATA ou solicitar uma apresentação personalizada, envie um e-mail para: ​info@execplan.com.br 

Deixe seu comentário

Últimas Publicações

Sobre a Execplan

A Execplan tem inovado o Mercado com soluções Prontas para Uso, são 5 soluções disponíveis para diversas verticais de Mercado.

Siga-nos

A Execplan tem inovado o Mercado com soluções Prontas para Uso, são 5 soluções disponíveis para diversas verticais de Mercado.

Institucional

  • A Empresa
  • Prêmios
  • Contato

Soluções

  • Execplan Big Data
  • Execplan Performance
  • Execplan Planning
  • Execplan Data Quality
  • Execplan BSC
  • Execplan Cloud

Suporte

  • Chat
  • Suporte
  • FAQ