O Big Data e as novas estratégias customizadas de Marketing

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 As práticas tradicionais utilizadas pelas equipes de Marketing e Inteligência de Mercado para entender os seus clientes e ter uma visão ampla do mercado vêm sofrendo mudanças radicais nos últimos anos. Os métodos se tornam cada vez mais avançados, possibilitando ações mais assertivas e direcionadas. Para entender como pensam seus clientes, muitas empresas ainda utilizam técnicas como pesquisas de mercado e análises de redes sociais que levam meses para ficarem prontas. Tais práticas não condizem ao cenário atual, onde a concorrência se torna cada vez mais acirrada e os consumidores mais exigentes e imediatistas. Para se adequar a esta demanda por estratégias preditivas, muitas empresas estão adotando o Big Data com foco na área de marketing, uma solução que facilita a análise de dados de diversas fontes externas, como Google e redes sociais – ambientes onde o consumidor expressa sua opinião de forma prática e espontânea. De modo geral, o Big Data é capaz de captar a expressão daquilo que o consumidor realmente pensa a respeito de um produto ou serviço e realizar o cruzamento de grandes quantidades de dados para estabelecer o padrão de pensamento de determinado público, possibilitando a compreensão dos reais motivos de compra e, consequentemente, a elaboração de estratégias segmentadas e personalizadas.  Conhecer o cliente realmente contribui para o aumento das vendas?  Saiba quem é seu público e o que ele pensa! Isso faz total diferença na hora de vender mais com menos. Todo consumidor possui expectativas em relação a qualquer produto ou serviço, e quando estas expectativas são atendidas de forma ágil e eficiente ele se torna um propagador da marca, uma espécie de missionário que fornece feedbacks, divulga seus conteúdos nas redes sociais, recomendando-a para os amigos e família. Obter o engajamento deste público é muito importante para qualquer empresa, e para isso o Big Data se torna um grande aliado. Estabelecer uma relação próxima e de confiança com seus consumidores ainda é um problema enfrentado por muitas empresas, que apesar de possuírem uma vasta quantidade de dados, não sabem utilizá-los; e por isso acabam perdendo oportunidades que poderiam garantir vantagem competitiva frente a concorrência. Usar Big Data significa identificar essas oportunidades e transformá-las em resultados através da avaliação de um cenário onde minutos podem fazer a diferença, para identificação de oportunidades que seus rivais ainda não conseguiram detectar e colocar sua empresa como pioneira na oferta de um produto ou serviço, por exemplo. A partir do monitoramento, análise e processamento dos dados disponíveis nas redes sociais, é possível compreender seu público e suas motivações de compra: O que ele busca em uma marca? Qual a percepção dele sobre sua marca?  O que faria ele deixar de compra-la? Conseguir responder questões como estas trazem à sua empresa um mar de novas possibilidade e uma comunicação muito mais próxima em qualquer canal. Estar sempre à frente da concorrência é o que garante a liderança de mercado; inovar e identificar novos padrões de consumo são a chave para oferecer aquilo que os consumidores desejam e alavancar as vendas de sua empresa. De acordo com estudo da Forbes, companhias que colocam os dados no centro de suas decisões de marketing e vendas melhoram seu ROI de 15% a 20%. Da mesma forma que o Big Data pode ser utilizado para compreender determinado público e suas motivações de compra, ele pode ser utilizado para identificar pontos fracos de seus concorrentes. Todo mundo está falando o tempo todo nas redes sociais, e em muitos posts estão escondidas opiniões que podem levar sua empresa a conhecer uma fraqueza de seu concorrente que as vezes nem ele mesmo conhece. Desse modo, é possível elaborar estratégias de vendas e de comunicação que trabalhem em cima da deficiência de seu rival, fidelizando uma parcela de clientes que estavam indecisos ou eram adeptos da outra marca. Aumentar as vendas com inteligência operacional está intrinsecamente ligado a conhecer o mercado, bem como suas expectativas e necessidades. A comunicação clássica por meio de canais de Outbound Marketing – TV, rádio, jornal, etc – já não é mais suficiente quando ferramentas de segmentação e de mensuração de engajamento estão se tornando tão avançadas. No exterior, há empresas que coletam dados de ligações de clientes, informações obtidas de geolocalizadores e hábito de uso de dispositivos móveis para traçar estratégias, descontos e ações de marketing de acordo com cada indivíduo. Investir em Big Data é visão de negócios. A tendência é que gestores de sucesso se tornem cada vez mais adeptos desta tecnologia para coletar informações úteis e relevantes. Decisões baseadas em instinto estão dando lugar a dados e análises embasadas e estruturadas, que garantem vantagem competitiva e precisão das estratégias. Pensando em proporcionar aos seus clientes uma visão 360º do mercado, a Execplan lançou o EXECPLAN BIG DATA. A solução traz aos gestores mais agilidade na captação de informação e cruzamento de dados através da busca automática em toda a rede de dados referentes a sua própria empresa, aos concorrentes, aos fornecedores e aos clientes. O EXECPLAN BIG DATA é fruto de um trabalho intenso de pesquisa que durou dois anos e está alinhado às necessidades dos gestores das mais diversas áreas – Marketing, inteligência de Mercado, Ouvidoria, Vendas, etc. A tecnologia garante à diretoria informações valiosas para direcionar estratégias e tomar decisões mais assertivas, baseadas em dados confiáveis e análises ágeis de fatores internos e externos. Quer saber mais sobre Big Data? Clique aqui e entenda por que esta tecnologia é uma das mais disruptivas do século XXI ou clique aqui e veja como o Big Data pode te auxiliar a engajar a geração Y nas redes sociais! Para saber mais sobre o Execplan Performance ou solicitar uma apresentação personalizada, envie um e-mail para: ​info@execplan.com.br  

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