A força do marketing de oportunidade aliado a tecnologia

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Em 2015, a rede de fast food Burger King propôs ao seu concorrente direto, o Mc Donald’s, a criação de uma edição especial que reunisse os dois hambúrgueres mais famosos do mundo – Whooper e Big Mac. Quem não se lembra disso? A proposta inusitada rendeu bastante assunto nas redes sociais. Se você acompanhou o caso, também se lembra que o Mc Donald’s recusou a proposta e para a surpresa de todos, o Giraffas fez um post em sua página no facebook se oferecendo para participar da ação. Não deu outra, o post do Giraffas rendeu milhares de likes, compartilhamentos e seguidores, e a proposta ainda foi aceita pelo Burger King! Esse breve caso ilustra como estar atento ao que acontece nas redes sociais pode trazer uma série de oportunidades ao seu negócio; captar movimentos de tendências no mercado e usá-los em favor de uma marca, produto ou serviço é uma nova forma de conquistar novos consumidores, e isso tem nome: marketing de oportunidade. Direcionar a mensagem correta ao seu público, no melhor momento e lugar possível sempre foi um dos desafios das equipes de marketing, porém o número crescente de pessoas conectadas a uma série de dispositivos digitais vem alterando esta realidade. De acordo com o Google, as pessoas checam seus smartphones 150 vezes ao dia e a cada vez que desbloqueiam seus aparelhos, passam em média 1 minuto em contato com ele. Isso faz com que seja muito mais fácil marcas atingirem e interagirem com o consumidor, baseando-se em uma série de variáveis, como sua localização e acontecimentos específicos que estão sendo discutidos nas redes sociais. As principais razões para o marketing de oportunidade ter se tornado tão poderoso são a necessidade do consumidor moderno por praticidade e o advento das mídias sociais como uma ferramenta de empoderamento destes consumidores. Hoje em dia, todos estão conectados aos seus smartphones o tempo todo, mesmo que sem perceber, buscando por informações, lugares para ir, produtos, etc. Dessa forma, ao saber a geolocalização de seus consumidores e aquilo que eles estão procurando, profissionais de marketing podem direcionar suas ofertas de maneira muito mais assertiva e relevante. Meios de comunicação tradicionais como a televisão já não trazem mais tanto retorno como antigamente e os consumidores já estão fartos de campanhas digitais mal direcionadas, cujo índice de cliques corresponde a meros 0,17%, além do surgimento de novas ferramentas que tiram qualquer tipo de anúncio dos sites, como o ad-block. Profissionais da área de marketing já perceberam que para conseguir a atenção do consumidor, é necessário adequar a comunicação ou a oferta a um contexto específico, de modo que a conveniência e a identificação sejam fatores decisivos na decisão de compra. Em um nível mais aprofundado de segmentação e identificação de oportunidades, temos empresas utilizando ferramentas mais avançadas como o big data, que fornece insights valiosos sobre o sentimento do consumidor em relação a determinado produto ou serviço e também é capaz de traçar padrões de comportamento e consumo para que se tenha uma predição de demanda antes mesmo que ela se torne evidente. Agir no momento certo ainda é um desafio para muitas empresas que buscam atingir novos consumidores ou até mesmo fidelizar os já existentes, mas novas tecnologias como o big data já estabelecem um novo panorama ao fazer com que a análise de dados se torne um denominador comum entre executivos de qualquer empresa ou segmento para tornar a experiência de compra mais interativa e agradável. O surgimento de novas tecnologias é uma das principais razões que fazem com que o setor de marketing seja tão dinâmico e esteja em constante mudança. Com o número crescente de pessoas conectadas a smartphones e o surgimento da Internet das coisas, as barreiras entre o real e o digital tendem se tornam cada vez menos palpáveis, e neste contexto o marketing de oportunidade surge como uma grande aposta aos profissionais da área, cabe somente a eles decidir se vão aderir a nova era da tecnologia ou se vão ficar a ver navios.  Para saber mais sobre nossas soluções ou solicitar uma apresentação personalizada, envie um e-mail para: ​info@execplan.com.br   

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