A importância da segmentação de clientes para o direcionamento de ofertas

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Direcionar ofertas e conseguir a atenção do consumidor moderno nunca foi um desafio tão grande para os profissionais da área de marketing. Em um cenário onde pessoas estão conectadas o tempo todo e têm acesso à informação no momento e lugar que acharem mais conveniente, ser relevante é um fator crucial para conseguir gerar novos negócios. O consumidor de hoje é totalmente diferente daquele de poucas décadas atrás. Estamos falando de pessoas que têm seus hábitos de consumo e de comportamento fortemente influenciados por fatores como praticidade e comodidade. Tudo está mudando; hoje as pessoas podem pedir comida via aplicativos e até visitar pontos turísticos do outro lado do mundo com alguns cliques no street view, tudo pelo celular!Para que ofertas de marketing obtenham um retorno melhor, elas devem se adaptar a este novo panorama estabelecido pelo desenvolvimento tecnológico, onde parece ser tão difícil conseguir distinguir quem são e onde estão seus consumidores. Por isso, separamos cinco dicas que te ajudarão a direcionar ofertas com muito mais precisão: 1 – Seja relevante Esteja ciente que despertar a atenção do consumidor se torna cada dia mais difícil, afinal ele é bombardeado o tempo todo com ofertas em diferentes plataformas – televisão, celular, computador, etc. Por isso, ser relevante é o passo inicial para que este consumidor dedique alguns minutos de seu tempo a ouvir aquilo que sua marca deseja comunicar, e quem sabe até se tornar um cliente no futuro. 2 – Chega de mensagens e ofertas genéricas O que não falta por aí são mensagens e ofertas genéricas, que não exercem nenhum impacto na pessoa que as assiste ou lê. Para evitar que sua oferta seja simplesmente ignorada, ela precisa entregar aquilo que de fato o consumidor quer e precisa. Você precisa investir seus esforços em personalização – criação de conteúdo, serviços, planos de fidelização, entre outras práticas que podem gerar identificação do público com sua marca e destaca-la da concorrência. 3 – Aposte em soluções tecnológicas No momento de interagir com seu consumidor, é importante contar com os dados para conhece-lo ainda melhor. Para isso, uma das melhores ferramentas disponíveis no mercado é o Big Data, que coleta e analisa dados de seus consumidores, indicando qual seria o melhor approach e sua propensão a aceitar ou recusar determinada oferta. 4 – Interaja com o consumidor em todos os pontos de contato possíveis Sabendo quem é o seu consumidor, seus hábitos e sua rotina, é hora de usar as informações ao seu favor. Para conseguir chamar a atenção deste consumidor, é necessário identificar sua jornada diária a fim de mapear todos os pontos de contato possíveis e utilizá-los para tornar a comunicação mais efetiva. Para isso, você deve conhecer todos os detalhes sobre seu consumidor: o que ele faz, onde consome online, quais conteúdos prefere, etc. Assim, poderá criar apelos diferenciados para cada ponto de contato que tenham tudo a ver com o perfil deste indivíduo. 5 – Sempre mantenha contato Você já encontrou seu consumidor e conseguiu interagir com ele, agora é necessário mantê-lo ativo e próximo. Para isso, ferramentas de banco de dados como o CRM são as mais indicadas. Ao manter contato, sua marca deve oferecer conteúdos personalizados e experiências significativas, fazendo com que este consumidor se importe com aquilo que você tem a dizer, compartilhando suas ideias e espalhando-as para amigos, colegas e família. Este não é um processo fácil; conseguir despertar a atenção e conquistar o engajamento do consumidor moderno é uma tarefa árdua nos dias atuais, mas com as ferramentas analíticas corretas isso é possível. Use os dados ao seu favor e saia na frente da concorrência.  

Para saber mais sobre as soluções da EXECPLAN ou solicitar uma apresentação personalizada, envie um e-mail para: ​info@execplan.com.br

 

 

 

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