Aprimore seu processo de vendas em 3 passos simples

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 Nas últimas décadas, o modo como vendas são realizadas sofreu uma mudança drástica. Antes, tudo que um executivo precisava para vender era um telefone e autoconfiança; hoje o cenário é completamente diferente: responsáveis por vendas precisam repensar sua abordagem a todo momento, trabalhar integradamente com outros setores, e acima de tudo utilizar ferramentas tecnológicas que prestem suporte a sua função. Consumidores demandam cada dia mais agilidade e personalização, porém ainda existem inúmeras empresas atuando no mercado que mantêm seu processo de vendas estagnado e insistem em  continuar utilizando métodos ultrapassados, tais como: vendedores operando individualmente, cada um tentando vender seu próprio produto isoladamente; telefone como a principal ferramenta de vendas, com cold calls sem nenhuma pesquisa prévia sobre o prospect; e a falta de uma cultura analítica, ou seja,  decisões estratégicas que não possuem embasamento em dados ou fontes concretas. Métodos desenvolvidos anos atrás eram capazes de atender a demanda do mercado naquela época, porém o mercado tem mudado drasticamente, e por isso executivos de vendas tiveram que se adaptar a essa nova demanda. Atualmente, equipes de vendas têm acesso à softwares de gestão corporativa que podem dar suporte a sua estratégia e evitar a tomada de decisões arriscadas, além de reduzir custos operacionais e gastos desnecessários. Por isso, separamos três formas de como executivos de vendas podem aprimorar sua estratégia utilizando a tecnologia ao seu favor.  1 – ADOTE SOFTWARES DE INTELIGÊNCIA ANALÍTICA Softwares de inteligência analítica são o principal pilar para tornar sua gestão mais segura e suas ações mais assertivas. Comece armazenando as informações de seus prospects em um CRM, assim você poderá organizar todos os contatos da maneira que mais lhe agradar e poderá monitorar e mensurar as ações de vendas. Com uma base de dados consistente, você pode partir para ferramentas de planejamento e de melhoria de performance, que poderão auxiliar na realização de simulações avançadas e a identificar quais etapas do seu processo podem ser aprimoradas. 2 –  DIVIDA AS FUNÇÕES DOS RESPONSÁVEIS POR VENDAS DA FORMA MAIS DIRECIONADA POSSÍVEL Executivos de vendas precisam valorizar o trabalho em equipe para não desperdiçar oportunidades de negócios e também para estreitar seu relacionamento com o cliente. Por isso, é necessário a criação de cargos específicos para cada etapa do processo de vendas, de modo que o mesmo executivo não seja encarregado pela venda como um todo, mas que esta venda seja dividida entre diferentes executivos com funções específicas. O conceito de cargos direcionados fica mais claro quando utilizamos o seguinte exemplo: em uma venda, um profissional cujo cargo é gerente de desenvolvimento de vendas trabalhará junto com o gerente de conta. Ambos têm diferentes funções que são complementares entre si durante a venda. Enquanto o gerente de desenvolvimento de vendas trabalha coletando informações de contato, ligando e enviando e-mail para leads, o gerente de contas será responsável determinar quais são as necessidades do cliente e negociar termos de contrato. Essa integração entre os setores é necessária porque assim cada executivo poderá concentrar seus esforços em uma ação específica e terá suas responsabilidades mais claras e direcionadas, o que aumenta o foco naquilo que realmente interessa e incentiva a adoção de práticas inovadoras. 3 – CRIE UMA CULTURA CORPORATIVA BASEADA NO TRABALHO EM EQUIPE Mais do que nunca, executivos de vendas precisam estar aptos para solucionar qualquer tipo de problema no menor tempo possível, porém as vezes nem uma base de dados consistente e ferramentas tecnológicas são suficientes. Por isso, a empresa deve ser esforçar ao máximo para incentivar o trabalho em equipe e fazer com que isso funcione na prática, de modo que os colabores trabalhem de forma integrada e possam  auxiliar uns aos outros com diferentes tarefas. A tendência é que cada vez mais equipes de vendas adotem novas tecnologias, trabalhem em conjunto e que cada executivo se especialize em uma área específica dentro do processo de vendas para que o trabalho funcione de forma mais rápida e orgânica. 
Para saber mais sobre nossas soluções ou solicitar uma apresentação personalizada, envie um e-mail para: ​info@execplan.com.br
 

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