As novidades tecnológicas transformaram o consumidor

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 O consumidor foi se transformando com o passar dos anos. O avanço das novas tecnologias tem papel fundamental nessa mudança. O mundo, após a ascensão da web, recebeu um boom de novidades tecnológicas surgidas ano a ano. Para quem se lembra, não mais do que 15 anos atrás, ainda eram feitas conexões de internet discada e as funções disponíveis nos computadores e celulares eram limitadíssimas.            Hoje o cenário é diferente. Qualquer pessoa tem a facilidade de fazer uso de recursos tecnológicos e suas inúmeras possibilidades. Como prova disso, é só analisarmos o crescimento exponencial do número de idosos e crianças inseridas nesse contexto. As crianças e jovens da atual geração tem a possibilidade de crescer nessa era da informatização, estando desde pequenos habituados a essa diversidade de tecnologias que facilitam o seu cotidiano.            As pessoas e empresas em geral buscam atualmente se adaptar aos novos recursos, e usufruir na medida do possível tudo o que eles podem oferecer para ganhar tempo e eficiência, para focar com tranquilidade em outras atividades.            Com essa grande imersão da sociedade no mundo tecnológico, tornou-se muito fácil estabelecer conexões entre as pessoas, e também entre elas e as ofertas que elas buscam. As possibilidades aumentaram e a voz do consumidor também. Quando não está satisfeito com determinado produto ou serviço, ou mesmo com a abordagem de uma determinada campanha publicitária, o consumidor muitas vezes demonstra a sua insatisfação e compartilha sua experiência com as pessoas, tendo um alcance potencial enorme em um curto espaço de tempo.           Trata-se de um empoderamento possibilitado pelas transformações digitais e o novo marketing. Como resultado, o público tem em suas mãos mais poder e menos fidelidade. Dessa maneira, as empresas e os executivos passaram a ver com maior atenção essa questão, de acompanhar o mercado e o relacionamento com clientes de forma mais cuidadosa.  Existem uma série de fatores que é preciso se trabalhar para conquistar o público, que se torna a cada dia mais exigente por ter toda essa gama de informações e opções diversas a apenas um click de distância. O consumidor moderno acaba prezando mais pela praticidade e funcionalidade, por isso o mercado acaba se tornando tão competitivo e tão dependente das novas tecnologias. Nos encontramos hoje em um mundo mais conectado e interligado, resultando numa iminente mudança nas comunicações entre empresas e consumidores. O executivo se preocupa muito em envolver o consumidor como parceiro e fã de sua marca, o que evidencia ainda mais o cenário de empoderamento do consumidor. O poder aquisitivo do consumidor é motivado pela tentativa de se sentir parte de uma comunidade. Ele tem em mãos uma variedade de opções, multicanais. Entretanto, o que ocorre na maioria avassaladora dos casos é o desinteresse do consumidor em filtrar a “olho” as coisas que deseja consumir. A tendência maior é a busca por referências, agilidade, facilidade e alternativas. Com isso, o próprio cliente se torna o maior meio disseminador de informações e, consequentemente, principal alvo. É o verdadeiro protagonista. Em linhas gerais, é preciso compreender que dentro desse novo cenários, quem decide o modo, quando e onde quer consumir, não é a marca e sim o próprio cliente. Ele é o grande centro e os métodos de comunicação devem estar voltados a sua demanda, preferencialmente de forma bem planejada e personalizada. Portanto, a intenção no momento é abrir possibilidades, opções e colocar o consumidor no centro de sua estratégia, a fim de melhorar a experiência de compra e satisfazê-lo. Essa gigante evolução ao mesmo passo que é avassaladora, é sutil. Percebemos isso quando olhamos para a nossa rotina atual e esquecemos que tarefas simples que podemos praticar no momento, outrora não eram possíveis ou eram muito mais complicadas. Graças à tecnologia, o consumidor de hoje não é mais como o consumidor de 15 anos atrás. Acompanhando essa linha, o consumidor daqui a 15 anos com certeza não será o mesmo dos dias de hoje, e por isso, é preciso acompanhar essa dinâmica evolução. 

Para saber mais sobre a EXECPLAN ou solicitar uma apresentação personalizada, envie um e-mail para: ​info@execplan.com.br

 

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