Todas as decisões relacionadas a condução de um negócio contém inúmeros riscos, que podem ser amenizados ou agravados de acordo com a informação na qual as decisões estão baseadas. Por isso, antes de dar o primeiro passo em qualquer estratégia, uma empresa deve realizar análises mercadológicas para avaliar sua viabilidade, e assim, eliminar os riscos e incertezas. Através das análises mercadológicas, gestores podem otimizar seus esforços e colocar energia no que que realmente faz a diferença na condução do negócio, otimizando os processos internos e aprimorando a relação da empresa com o cliente, que verá muito mais valor em suas ofertas. A maioria das empresas ainda realiza análises de mercado através de pesquisas, provenientes de fontes primárias ou secundárias. Porém, o lançamento de um Big Data focado exclusivamente em análises mercadológicas está alterando este cenário: realizar o cruzamento de uma grande quantidade de dados em um espaço curtíssimo de tempo para obter insights precisos sobre o mercado é muito mais efetivo do que pesquisas que abrangem apenas uma pequena parcela do público. Com 2,5 quintilhões de bytes gerados diariamente ao redor do mundo, aproveitar o Big Data para analisar o que está acontecendo no mercado é definitivamente um fator de diferenciação competitiva – de acordo com uma pesquisa da Universidade de Oxford realizada em 2013, 53% das organizações já utilizavam Big Data para compreender e melhorar a experiência do cliente. Dentre as diversas aplicações do Big Data no que diz respeito às analises mercadológicas, podemos destacar quatro pontos principais que você pode utilizar para agregar valor ao seu negócio: – Análise dos consumidores: Quando se trata de traçar estratégias ou tomar decisões, conhecer os consumidores é uma tarefa primordial. Com o Big Data, a segmentação de clientes se torna muito mais efetiva, pois você terá acesso ao conteúdo postado por eles em diversos canais diferentes (Facebook, Google, Twitter, etc.). Utilizar o Big Data para ter uma visão mais ampla sobre o público-alvo traz uma série de novas possibilidades à empresa – suas decisões serão pautadas por um caráter muito mais analítico, que poderão orientar diversos processos da empresa, aprimorando desde a interação com o público nas redes sociais até no lançamento de novos produtos ou serviços. Com o consumidor cada vez mais omnichannel e menos leal às marcas, gestores precisam mais do que nunca usar o Big Data como um aliado para gerar valor às suas ofertas, o que consiste no rastreamento do público-alvo para entender aspectos como seus hábitos, comportamentos, padrões de comportamento e informações sociais e demográficas. – Monitoramento da concorrência: Observar a concorrência é fundamental, pois você poderá identificar os pontos fortes e fracos de seus concorre, e assim, aproveitar suas deficiências para desenvolver ações que trarão resultados muito mais efetivos e converterão clientes indecisos em clientes da sua empresa. Outro aspecto importante de possuir uma tecnologia capaz de filtrar dados sobre a concorrência de diversas fontes, é que você evitará cometer erros que já foram cometidos por eles anteriormente e também terá a possibilidade de redirecionar estratégias de marketing ou ações de inteligência de mercado para ganhar vantagem competitiva. – Estudo dos fornecedores: Com o Big Data, fica muito mais fácil realizar o estudo dos fornecedores. Através das análises, você terá acesso a uma série de informações que irão auxiliar na redução de custos e otimização de processos internos, como localização, tempo de entrega do produto, frete, custos e condições de pagamento. No Execplan Big Data, é possível configurar as bases para as análises de seu interesse, pois cada segmento de mercado tem necessidades distintas, podemos monitorar o que está acontecendo com os seus fornecedores para obter informações essenciais para se tomar ações rápidas e precisas. Em uma empresa no segmento de manufatura por exemplo, é essencial monitorar os fornecedores para ter uma visão clara se os fornecedores terão capacidade de entrega, senão pode parar uma linha de produção por falta de um determinado componente. No caso de varejo / distribuição, também é importantíssimo analisar os fornecedores para prever eventuais problemas dos fornecedores ou analisar como o mercado está avaliando seus produtos. – Visão de mercado 360º: Todos os aspectos citados anteriormente convergem em uma visão de mercado 360º. Isso é importantíssimo, pois com a identificação e o monitoramento de seus clientes, concorrentes e fornecedores, sua gestão será muito mais assertiva e certamente contribuirá para aumentar o nível de competitividade da empresa. Possuir uma visão de mercado 360º faz com que a empresa esteja muito mais preparada para enfrentar desafios e superar dificuldades. Além disso, uma visão mais abrangente do mercado torna menos complexa a identificação de padrões de consumo e de futuras tendências, o que influencia diretamente nos resultados, já que a empresa saberá qual o momento mais indicado para realizar investimentos que trarão bons frutos a longo prazo ou cortar gastos antes para prevenir prejuízos. Ao comtemplar todas as características citadas acima, o Execplan Big Data é o software ideal para profissionais de diversas áreas, como marketing, controladoria, inteligência de mercado e vendas, pois proporciona uma visão holística do mercado. Através do monitoramento em tempo real dos clientes, concorrentes, fornecedores e da própria empresa, suas análises mercadológicas serão muito mais assertivas e ricas em insights para que sua empresa saia na frente dos concorrentes. Adotar um Big Data com foco em análises mercadológicas dentro do cenário econômico atual é sinônimo de uma gestão inovadora e voltada para obtenção de resultados positivos. Com a solução, não há necessidade de correr riscos desnecessários ou adotar estratégias imprecisas, já que suas análises estarão alinhadas à demanda do mercado, impulsionando os ganhos da empresa a curto e longo prazo. Para saber mais sobre o Execplan Big Data ou solicitar uma apresentação personalizada, envie um e-mail para: info@execplan.com.br