Como é feita a análise de sentimentos nas redes sociais e como ela pode te beneficiar

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O advento da Internet e o surgimento das mídias sociais alterou o modo como marcas se relacionam com seus consumidores. Mais do que nunca, é necessário estar presente em todas as plataformas possíveis e buscar sempre uma forma efetiva de diferenciação através delas, tarefa crucial para a retenção de clientes e prospecção de consumidores em potencial. A saturação de diversos segmentos e o bombardeamento de produtos e serviços com propostas semelhantes têm feito o consumidor moderno cada vez menos fiel às marcas. Eles têm fácil acesso à informação, e isso coloca em suas mãos o poder de ditar os rumos de uma marca. O comportamento dos consumidores no meio online, seja por meio de comentários ou tweets, e suas motivações de compra são informações de grande valor às empresas que desejam saber se seu produto ou serviço é relevante dentro do mercado. Para que esse mapeamento seja possível empresas de diversos segmentos estão investindo em Análise de Sentimento, tecnologia que mensura e interpreta a reação dos usuários de redes sociais em relação à sua marca. A Análise de Sentimento é um processo definido em soluções de Big Data que examina os comentários em conteúdos postados, fornecendo feedback em relação às emoções de quem realizou o comentário, que podem ser positivos, negativos ou neutros. Esta prática garante às equipes de marketing a possibilidade de elaborar estratégias com um grau muito maior de assertividade, além de auxiliar a obter maior engajamento nas redes sociais e estabelecer uma linguagem mais próxima de seu público. É de grande importância que marcas tenham acesso ao sentimento expressado no ambiente online em relação às suas ações, seja para minimizar erros já cometidos ou para elaborar estratégias futuras de acordo com o diagnóstico obtido a partir da análise desses sentimentos. Além de estabelecer um panorama geral da percepção de imagem que os clientes possuem em relação a marca, a análise de sentimento traz às empresas muito mais agilidade na hora de redefinir suas metas ou elaborar novos produtos ou serviços. Portanto, é essencial levar em consideração que todos os tipos de indicadores trazem possibilidades. Se o sentimento indicado correspondente à sua ação é de aceitação, deve-se buscar novos métodos de aperfeiçoá-lo e ganhar ainda mais espaço na preferência do consumidor; caso os indicadores sejam de insatisfação, é necessário repensar sua ação de modo que ela se converta em algo positivo e relevante para aqueles que manifestam sentimentos negativos. Um ótimo exemplo de como a insatisfação com um produto pode ser revertida em tempo utilizando-se técnicas de análise de sentimento e Big Data é o caso do Halls. No começo de 2015, a marca substituiu o produto de linha chamado XS, que não possuía açúcar em sua fórmula, pelo Halls Mini, uma versão com açúcar, porém com embalagem similar à do Halls XS. A medida gerou um rebuliço enorme nas redes sociais devido à insatisfação com a mudança. Percebendo o descontentamento geral, a marca agiu rapidamente e relançou o Mini Halls, dessa vez com nova embalagem. Para justificar o acontecimento, a empresa elaborou uma campanha digital onde assume o erro e pede desculpas de forma descontraída e bem-humorada. O filme da campanha se tornou um sucesso na Internet e ganhou a simpatia do público. Assista ao vídeo. A constante evolução de aparatos tecnológicos e intensificação do uso das redes sociais exige que marcas se atualizem o tempo todo, moldando suas ações de acordo com a percepção do público e adotando soluções que garantem agilidade no processo decisório. Atender a demanda por ofertas personalizadas e suprir as necessidade e expectativas do consumidor da forma mais rápida e assertiva possível é um fator de diferenciação primordial entre marcas que são inovadoras daquelas que se mantêm estáticas em relação ao mercado.  Para saber mais sobre o Execplan Big Data ou solicitar uma apresentação personalizada, envie um e-mail para: ​info@execplan.com.br  

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