Mais do que marcar presença nas redes sociais, empresa tem de usá-las a favor de sua imagem e cultivar o seu público. Como fazer isso?
O número de usuários de internet conectados não para de crescer, ainda mais em plataformas como Redes Sociais. A velocidade da informação, da comunicação e da interação online cresceu muito com elas, além da ascensão aplicativos de mensagem instantânea.
Basta ver que, sabendo disso, as empresas voltaram seus olhares com carinho para esse campo. É muito difícil ver uma empresa de grande porte que não esteja presente nas redes sociais. Elas se inseriram de forma que pudessem usufruir dessa forte presença das pessoas nas redes sociais com a intenção de prospectar e engajar. Estar em plena comunicação e interação com os potenciais clientes e com os clientes atuais, principalmente, é de fato essencial.
O relacionamento da empresa com o publico em geral e com o cliente, no ambiente digital, pode se dar em duas partes. A primeira está na presença ativa da marca no meio, através do trabalho realizado por quem comanda ou gere as contas em redes sociais vinculadas a empresa, que externa ao consumidor a preocupação que esta tem com eles. Além disso, fazer valer essa forte presença em um ambiente ocupado em grande número pelo público, acaba estreitando laços entre a marca e o consumidor, “humanizando-a”.
Essa relação de afetividade é estabelecida principalmente quando os próprios gerenciadores das mídias sociais de uma empresa fazem questão de interagir com o público, de “igual para igual”. Responder dúvidas, solucionar problemas e responder Feedback são práticas que auxiliam nessa conexão necessária com o consumidor online. Conquistar seu publico é a grande missão nesse campo. A questão central é estabelecer o chamado Marketing de Relacionamento.
Esse conceito se baseia em construir em relação com o seu consumidor, buscando sempre o seu retorno, sua confiança e satisfação. Isso se trata não somente de investir no melhor produto oferecido pela marca, achar melhores meios de ganhar espaço no mercado e conquistar a confiança dos que escolheram o produto ou serviço da marca. É criar afetividade, dar o suporte necessário e estabelecer ligações.
Outra parte imprescindível na relação das plataformas sociais de uma empresa com os usuários é estar regularmente atualizando as contas com novidades, conteúdos sobre a marca e divulgando-a. Cada post feito, cada material produzido, vídeo ou imagem divulgado é uma oportunidade de chegar ao público e cativá-lo, ganhar sua confiança e preferência. Em ambas a tarefas, o Real Time Marketing é uma prática, nesse caso. Essa técnica prova como é fundamental para qualquer marca no ambiente online buscar ser relevante para o público.
Trata-se de analisar contextos e oportunidades para desenvolver posts, campanhas e conteúdos que promoverão essa interação com as pessoas, resultando em um alcance maior repassado de usuário para usuário. Marcar presença nas redes sociais e utilizá-las para interação com seus consumidores já é uma grande realidade, que se torna mais comum a cada dia que passa.
A tendência é que este tipo de interação ganhe mais importância no futuro, com as empresas fazendo de tudo para valorizar ainda mais todos os pontos de contato com o consumidor e a marca e personalizar ao máximo o direcionamento de ofertas, baseando-se em oportunidades e demandas manifestadas pelos internautas nas redes sociais. Essas interações das marcas em tempo real, de maneira certeira e bem executada, podem trazer grandes benefícios a imagem da empresa.
A receita é muito simples: Quanto maior a repercussão (positiva), maior o alcance, mais gente se interessa pela postagem, levando mais pessoas a conhecer sua marca. Nada mais é do que aquela ideia de comunicação estreita com o público, mas buscando o oportunismo na medida correta.
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