Como o avanço da tecnologia influencia o futuro das marcas

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A Era da Tecnologia ou Quarta Revolução Industrial é um dos fenômenos mais importantes do século XXI, que deverá se intensificar nas próximas décadas ao redefinir as relações interpessoais e o modo como empresas ao redor mundo conduzem seus negócios.   A nova realidade estabelecida pelo avanço da tecnologia está diretamente ligada a uma economia baseada na forte presença de tecnologias digitais, mobilidade e conectividade, em um cenário onde homens e máquinas convergem na mesma direção e a informação é a ferramenta mais valiosa em qualquer tipo de operação.Segundo uma pesquisa do IDC, o Universo Digital está crescendo 40% ao ano entre 2010 e 2020 e deve alcançar 44 trilhões de gigabytes nos próximos 3 anos. O número de pessoas e empresas que fazem tudo online também aumenta exponencialmente, e qualquer marca inovadora deve enxergar nesta realidade uma oportunidade para alavancar seus negócios. Atualmente, quando uma marca decide realizar qualquer ação, seja reformular sua comunicação ou até expandir para mercados internacionais, é necessário realizar uma análise prévia dos dados, afinal qualquer decisão baseada em “achismo” pode trazer sérios riscos à empresa. Nos próximos anos, as decisões baseadas em dados devem se intensificar ainda mais, tornando-se ainda mais assertivas e rentáveis. Para se ter uma ideia, em 2013 o número de dados que forneciam insights significativos era de aproximadamente 5%; em 2020 esta porcentagem deve subir para 20%, graças ao surgimento de novas ferramentas analíticas e novas fontes de dados. Com o aumento do número de informações disponíveis e dados mais precisos, empresas poderão traçar planejamentos estratégicos com mais segurança, eliminando qualquer tipo de risco ou gasto desnecessário. Este processo já foi iniciado e vem ganhando força ao longo dos anos com empresas investindo na ampliação do número de fontes de dados, novos métodos de análise de dados e formas inovadoras de aplicar as análises ao seu modelo de negócios. Vivemos em um momento de transição do modo como marcas interagem com o mercado e com seus consumidores, que consiste no abandono de análises reativas para a adoção de análises preditivas, ou seja, as análises não buscam mais apenas entender o que aconteceu no passado para corrigir ou justificar um erro, mas sim identificar a probabilidade de resultados futuros com base em dados históricos. A implantação deste novo modelo de trabalho baseado em dados tende a se intensificar nos próximos anos, mas empresas que fazem isso hoje vêm apresentando resultados formidáveis. Por exemplo, imagine que sua marca tem utilizado o Facebook e o Instagram há um ano e os números permanecem estagnados. Isso pode acontecer porque seus esforços de comunicação estão voltados para o canal errado. Através da análise de dados, é possível saber em qual rede social seu público é mais ativo, em que horário o número de acessos é maior e o interesse desses indivíduos; se eles preferem posts com dicas, rankings ou infográficos, etc. O avanço de novas tecnologias anula a necessidade de coletar dados dos consumidores através de métodos imprecisos, como questionários ou fichas de inscrição. Agora, executivos têm a possibilidade de analisar o comportamento de seus consumidores no meio online – onde expressam sua opinião da forma mais natural possível – e segmentar estas pessoas com muito mais assertividade, criando ofertas e promoções que são muito mais atrativas justamente por atender às necessidades específicas daquele indivíduo. Para aproveitar o crescimento do universo digital e se manter alinhada às tendências, uma marca deve buscar implantar uma cultura analítica em todas suas operações e integrar os setores que a compõem para que trabalhem em conjunto, em torno de um objetivo comum. Outro fator importante a ser considerado é que a quantidade dos dados importa, mas a qualidade destes mesmos dados também possui um valor indiscutível. Não adianta ter uma quantidade enorme de dados que carregam informações falsas ou imprecisas; qualidade nos dados é fundamental! Aderir e aproveitar a Era dos Dados é definitivamente um parâmetro de diferenciação competitiva para qualquer marca, independentemente do ramo de atuação, que pode ser impulsionado quando aliado a uma cultura analítica bem estabelecida e um modelo de negócios focado no cliente. Dessa forma, sua marca será capaz de encantar os clientes e de desenvolver ações muito mais certeiras, trazendo melhores resultados e destacando seu produto ou serviço daqueles oferecidos pela concorrência. Para saber mais sobre nossas soluções ou solicitar uma apresentação personalizada, envie um e-mail para: ​info@execplan.com.br 

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