No mundo dos negócios as vezes se é necessário que se olhe para o futuro, e que se busquem soluções e inovações que possam movimentar os mercados e que podem ser usados a favor da sua empresa. O mundo, como se sabe, a partir do boom tecnológico que ocorreu após a popularização e democratização da internet, vem cada dia mais recebendo novidades que ganham força e que revolucionam todos os setores da economia. Obviamente é imprescindível que se esteja atento a tais tendências, uma vez que as empresas têm de se adequar a elas para, por exemplo, atender o público de uma maneira atualizada ou até enxergar problemas. No entanto, muitas vezes é difícil enxergar esse tipo de novidade com perspicácia. As tendências acabam se tornando um prato cheio pra quem busca inovar e investir, mas quais delas estão em evidência no Brasil e no Mundo? Pensando nisso, separamos 4 de algumas das tendências no mercado nos próximos anos, que estão chamando atenção das empresas e se tornando meios a serem explorados. Confira: IoT – Internet of Things (Internet das Coisas) É evidente que a internet a cada ano que se passa se torna mais popularizada e comum na vida das pessoas. No entanto uma tendência avassaladora parece se aproximar, a chamada Internet of Things, ou Internet das Coisas. Trata-se de uma revolução tecnológica, que tem como foco central conectar os itens usados do dia a dia à rede mundial de computadores. A ideia é que o digital se torne cada vez mais presente na vida das pessoas, estando incluso nas coisas mais simples do nosso cotidiano, como eletrodomésticos, máquinas industriais, eletroportáteis, automóveis, etc.A tecnologia RFID, é basicamente vista como potencializadora IoT, já que usa frequência de rádio para dar identidade aos produtos. Com este, os aparelhos identificados são interligados a um banco de dados, com conectividade a rede (internet), fazendo com que a Internet das Coisas se torne possível com a interatividade entre os aparelhos. Seguindo essa linha, já estão disponíveis diversos produtos usando recursos IoT, como maçanetas acionadas por smartphones, lâmpadas equipadas com recursos wireless e o Apple Watch. A tendência é que nos próximos anos as grandes empresas invistam nisso e que surjam mais novos produtos, sendo que até 202 haverá no mundo 30 bilhões de coisas conectadas compondo o universo de IoT. Esse número não inclui smartphones, tablets, TVs e wearables. Troca mais lenta de aparelhos digitais A venda de computadores e notebooks já vem há algum tempo demonstrando baixas, com uma queda brutal nas vendas. A procura por esse tipo de equipamento tecnológico acabou sendo substituída fortemente pelo crescimento exponencial no uso de smartphones. De maneira mais prática, portátil e ágil, os smartphones puderam reunir em um aparelho bem mais compacto, funções semelhantes às disponíveis em computadores. Entretanto, percebeu-se que a venda dos smartphones no Brasil, principalmente nesses últimos dois anos acabou sofrendo também uma queda na procura, mas por motivos distintos. A crise econômica forçou às pessoas que conservassem por mais tempo os seus celulares, evitando o gasto exorbitante da troca de aparelhos, que cada vez mais se mostravam mais caros. Outro fator importante para a ocorrência desse fenômeno de queda de vendas de smartphones, é a pouca inovação das grandes fabricantes do setor. Marcas de liderança global, lançam quase que anualmente novos aparelhos. No entanto, os últimos lançamentos não apresentaram grandes mudanças e inovações em relação aos mais anteriores, o que causou certa “perda de interesse” dos consumidores. Neste momento, uma inovação (certeira) seria bombástica e, certamente, movimentaria o mercado. Recrutamentos mais ágeis e assertivos O recrutamento de novos colaboradores para uma empresa é um fator determinante para o futuro dela. Uma das tendências para a área, é o uso de recursos Big Data. O Big Data atua nessa área de forma que seja possível “peneirar” dados dos candidatos, e que se permita filtrar competências que realmente sejam importantes para a vaga e fatores que possam acrescentar muito no desempenho dentro da companhia. Isso revolucionou a função de encontrar novos prodígios que possam se tornar grandes profissionais. Hoje o setor de recursos humanos possui um campo muito maior para poder prospectar novos colaboradores, sendo eles a própria base de dados da empresa, redes sociais e processos seletivos abertos via internet. Com tudo isso, os contratados tendem a estar cada vez mais alinhados com as expectativas e necessidades da empresa, atendendo realmente o que a empresa pretende. Em linhas gerais, esse artifício atua de forma que as contratações vão direto ao ponto, com maior eficiência. Impressoras 3D Outro recurso tecnológico que vem revolucionando alguns setores é o segmento de impressões 3D. Algo que parecia impossível há algumas décadas atrás, vem se tornando uma grande tendência para as indústrias, principalmente, nos próximos anos. As impressoras 3D conseguem imprimir qualquer praticamente qualquer tipo de coisa utilizando a tecnologia de impressão tridimensional, utilizando materiais como resina plástica e modelagens com laser. Uma grande explicação para esse tipo de tecnologia se tornar tendência daqui para a frente é o avanço dela no mercado. Há pouco mais de 10 anos, quando foram desenvolvidas as primeiras impressoras tridimensionais, era preciso que se desembolsasse cerca de R$ 30 mil reais. Hoje, com a popularização, é possível encontrar opções no mercado por R$ 700 reais. Por isso, as empresas passaram a investir neste segmento para a sua produção. Alguns tênis, por exemplo, já estão sendo produzidos por impressoras 3D. Além disso, alguns novos empreendedores passaram a investir nisso para iniciar novos negócios. A tendência é que em breve seja cada vez mais comum o uso delas.
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