Digital Influencers: como escolher a parceria certa para a sua empresa

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 Os Influenciadores Digitais têm de fato grande alcance e se tornaram verdadeiros formadores de opinião. Como a sua marca pode começar a investir em divulgação através deste canal?  O surgimento e democratização da internet mudou drasticamente o modo como negócios são feitos. É certo que nos tempos de hoje, grande parte da população brasileira tem acesso à internet e está em pleno contato com a gama imensa de informações que a compõe. Obviamente, em um mundo globalizado e cada vez mais dependente desse ambiente virtual, a tendência é que esse número cresça a cada dia.   Essa mudança radical no comportamento das pessoas aconteceu também no que diz respeito aos hábitos do consumidor. E isso é facilmente perceptível, desde o momento em que ele recebe a divulgação de um produto até o momento em que ele o adquire. É fato que depois de meados dos anos 90, esse mundo tecnológico foi se desenvolvendo em ritmo acelerado. De tempos em tempos, desde aquela época, surge um novo tipo de tecnologia ou recurso que revoluciona o mundo. Mas certamente uma das maiores e mais populares invenções desse mundo digital, são as redes sociais. A influência das redes sociais na sociedade atual é gigantesca. Em um primeiro momento, o surgimento de plataformas populares aqui no Brasil como Orkut e MySpace, trazia um propósito bem definido, que foi o principal motivo para que as pessoas pudessem se interessar e ingressar nesse âmbito virtual: o relacionamento. A ideia era permitir que as pessoas se relacionassem virtualmente, compartilhassem com amigos coisas do cotidiano e se comunicassem de forma rápida e fácil com qualquer indivíduo no mundo inteiro, conectados no mesmo site. Com as Redes Sociais e a possibilidade de vários indivíduos estarem conectados através das plataformas, evidentemente alguns dos usuários ganham destaque e fãs, fazendo com que outros usuários da rede se identifiquem com sua personalidade expressa em postagens (vídeos, textos, imagens), ganhando grande projeção e alcance. Ser de fato um Digital Influencer, te dá o poder de ser um grande formador de opinião. A mudança comportamental e de mentalidade em seus seguidores está na aplicação de estratégias, empregadas pelos próprios influenciadores ou por quem está por trás do que é postado. A intenção é fazê-lo de uma forma natural, em plena comunicação com o seguidor, para que essa identificação com o conteúdo postado ocorra de forma crescente. Com esse alcance expressivo em suas mãos, o influenciador digital, por sua vez, despertou também o interesse de empresas para torna-lo canal de divulgação e promoção de produtos e serviços variados. Oras, obviamente que todo profissional de marketing tem de procurar melhores maneiras para garantir um bom resultado, ganhar notoriedade e engajamento, e com o maior ROI possível. E essa febre pode oferecer isso. No entanto, é preciso questionar dois pontos que serão determinantes para o sucesso nessa jornada. Até que ponto essa estratégia pode funcionar e em qual influenciador eu devo investir?            É preciso que se analise em que tipo de influenciador a empresa está apostando para a sua estratégia de marketing. Antes de tudo, é importantíssimo olhar de forma ampla tudo o que o faz de fato um Digital Influencer, e não apenas o seu número de seguidores.            Bom frisar que, ao colocar a sua marca para ser divulgada por um deles, automaticamente e naturalmente ela estará vinculada à sua imagem. E isso pode ser muito prejudicial, tendo consequências péssimas para a reputação do seu negócio, ou pode trazer ótimos resultados.             Com isso, caso o tiro seja “dado no escuro”, a estratégia pode até garantir que a sua marca seja vista por um grande número de pessoas, porém a visibilidade pode não ser positiva. É preciso que se atente a isso, pois um investimento furado em um Digital Influencer pode não sai barato, e nesse caso o investimento poderia ser direcionado a em outros campos que, ainda com menor alcance, seriam muito mais eficazes e positivos.           Por isso, é muito mais importante do que o número de seguidores em plataformas como Facebook, Twitter, Instagram e YouTube, o engajamento por parte dos fãs. E nessa parte em que os recursos e soluções podem dar o auxílio necessário para o seu negócio. Após encontrar a pessoa que está sendo acompanhada e admirada pelo seu target, pense também na melhor forma de estabelecer a parceria com esse influenciador. Muitas vezes uma proposta de longo prazo surte muito mais efeito em ralação a associação das duas imagens e o custo único por postagem acaba ficando mais acessível. Se você tiver um produto de desejo relacionado com o lifestyle da figura influenciadora, é interessante também negociar permutas parciais – ela recebe uma parte do pagamento em produtos e o restante em dinheiro.            Os recursos de Digital Marketing 360º e Radar Digital te dão esse suporte. Com eles, é possível identificarr os principais influenciadores do setor e analisar qual a repercussão das campanhas e dos posts publicados, avaliar a dimensão e o alcance dos conteúdos, engajamento, likes, feedbacks e outros fatores em cada uma das mídias sociais.            Além disso, a solução te dá um panorama sobre as campanhas de marketing desenvolvidas pela sua empresa, as opiniões do público e dos consumidores, inclusive os feedbacks dados referentes às campanhas dos Concorrentes e Clientes, tendo diagnósticos e auxiliando você a identificar eventuais sucessos e fracassos.  Para saber mais sobre a EXECPLAN ou solicitar uma apresentação personalizada, envie um e-mail para: ​info@execplan.com.br 

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