Entenda por que o Big Data é uma das tecnologias mais disruptivas do século XXI

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O Big Data chega ao mercado como uma das tecnologias mais revolucionárias do século, criando uma expectativa muito alta em profissionais de marketing e tecnologia. Ainda que pouco explorada, a ferramenta abre um mar de possibilidades aos executivos destas áreas, que veem nela um forte aliado na captação e análise de informações para otimizar processos e impulsionar ações de marketing e vendas. Soluções de Big Data aparecem como uma forma de criar diferenciação competitiva em meio a um mercado saturado, onde erros não são perdoados pela concorrência e muito menos pelos consumidores. Porém, grande parte dos gestores ainda apresentam receio na hora de implementar o Big Data dentro de seu plano de negócio, acarretando a perda de diversas oportunidades que somente esta tecnologia seria capaz de revelar. De acordo com um estudo da Frost & Sullivan realizado com 131 empresas de diversos Estados, apenas 10% dos empresários entrevistados dizem utilizar a tecnologia ou ter iniciado uma estratégia para adotá-la. Na grande maioria dos casos, a demora na aceitação de soluções de Big Data e outras tecnologias semelhantes se deve a pouca compreensão sobre o tema. Para muitos executivos, Big Data ainda é um termo difuso, sendo facilmente confundido com BI ou CRM. Porém, a adoção tardia do Big Data pode custar caro, deixando uma empresa a ver navios enquanto a concorrência dispara na frente. Muitas companhias que já aderiram à solução vêm apresentando resultados formidáveis, em especial dentro das equipes de marketing. A Nestlé, uma das pioneiras no uso desta tecnologia, utilizou o Big Data para reverter um problema e melhorar o relacionamento com seus clientes. Em 2010, a companhia passou a receber reclamações frequentes sobre o Kit Kat, que enfrentava resistência do público devido ao uso do óleo de dendê em sua composição. Isso fez com que a Nestlé investisse no monitoramento de redes sociais, coletando informações 24 horas por dia, sete dias da semana, sobre o que era falado em relação aos seus produtos nas redes sociais. O monitoramento massivo das expressões e emoções de seus clientes tornou possível prever comportamentos futuros através da identificação de padrões, evitando possíveis descontentamentos com os produtos disponibilizados ao varejo e otimizando o serviço de relacionamento com o cliente. A prática garantiu uma série de benefícios para o Marketing da empresa, que passou a contar com uma base de dados muito mais ampla e informações precisas sobre os consumidores. Hoje, possíveis reclamações são atendidas quase que em tempo real e a empresa é muito mais apta que seus concorrentes a dialogar com os consumidores em relação a críticas e sugestões. O Big Data é avaliado por muitos especialistas como a tecnologia mais disruptiva do século porque fornece aos gestores a possibilidade de conhecer cada um de seus clientes, através do processamento de grandes quantidades de dados em alta velocidade. A agilidade e precisão fornecidas por esta tecnologia permitem estabelecer padrões de consumo e de comportamento, e assim criar ofertas e produtos que atendam à demanda de determinado público antes mesmo que elas se tornem evidentes ao mercado. Para os profissionais de Marketing, o Big Data é uma ferramenta que se tornará cada vez mais indispensável, em grande parte devido à necessidade de tratar cada cliente como um indivíduo especial. As informações disponibilizadas por esta tecnologia permitem ao setor de Marketing conhecer a fundo seus consumidores, a concorrência e o mercado, e dessa forma, implementar as estratégias adequadas que certamente trarão um resultado muito melhor. O aumento do número de usuários ativos nas redes sociais faz com que as empresas migrem obrigatoriamente para o ambiente online – ganha quem se adaptar melhor e fornecer ao cliente uma experiência mais agradável. O fluxo intenso de internautas trocando mensagens, compartilhando posts e comentando em fotos gera uma quantidade enorme de dados, que quando bem aproveitados viram uma mina de ouro. Quando uma empresa tem acesso a esses dados e consegue realizar a análise e cruzamento das informações em tempo hábil, o retorno de investimento das campanhas aumenta, o custo reduz, e sua marca será fixada na mente do consumidor com muito mais facilidade. Assim, é possível enviar o conteúdo certo para cada cliente, na plataforma certa e no momento mais adequado. A possibilidade de analisar uma quantidade de dados em alta velocidade alterou o modo como empresas lidam com seus consumidores e com o mercado em geral. As oportunidades que novas tecnologias têm trazido ao mundo dos negócios são evidentes, mas por incrível que pareça, eram inpensáveis até poucos anos atrás. A utilização do Big Data na implementação de estratégias já é uma realidade, mesmo que muitos ainda apresentem certo receio em relação a isso. A tendência é que a discussão acerca do tema se intensifique nos próximos anos e a ferramenta passe a ser vista não mais como um diferencial, mas como necessária dentro da realidade de qualquer empresa que busca alcançar novos clientes e alavancar seus negócios.  Para saber mais sobre o Execplan Big Data ou solicitar uma apresentação personalizada, envie um e-mail para: ​info@execplan.com.br 

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