Uma Gestão Proativa de Oportunidades oferece muitas vantagens à sua empresa em relação à gestão por KPIs
Atualmente no mercado, considerando a tendência do aumento da concorrência por espaço em praticamente todas as áreas, é necessário para os resultados de uma empresa buscar agarrar as melhores chances. Isso de maneira mais ágil possível, para não deixar grandes oportunidades escaparem.
Por conta disso, os executivos e gestores buscam constantemente novas maneiras de gerir suas equipes a fim de alcançar melhores resultados. Um desses exemplos é a gestão por KPIs. KPI é a sigla em inglês para Indicador-Chave de Desempenho, no caso, “Key Performance Indicator”.
Esse indicador é consolidado no mercado e muito utilizado para medir o desempenho dos processos de uma empresa, a partir de resultados e dados que contribuam para análises reativas que nortearão os passos que serão dados. Então, faz-se uso destas ferramentas de gestão para estar atento ao nível de desempenho ou de sucesso de uma companhia, seja em relação a uma meta específica a ser alcançada ou em geral mesmo. É um detalhamento que serve para acompanhar de maneira sistemática os objetivos, dando a possibilidade dos gestores de uma empresa verificarem se estão trilhando pelo melhor caminho.
É possível assim, ter ideia o desempenho da empresa e permitir que os trabalhadores entendam o quanto suas atividades colaboram para o sucesso desses números. No entanto, existem uma série de pontos importantes que a Gestão por KPIs por si só não alcança.
Digamos que na prática, os KPIs buscam indicar números consolidados, como resultados positivos registrados durante o mês. Isso acaba mascarando uma série de perdas que estão ocorrendo e várias situações abaixo do esperado, que quando consolidadas não são identificadas.
Essa deficiência no sistema acaba por muitas vezes escondendo um problema que pode se tornar muito maior e prejudicial para os resultados e processos evolutivos da empresa, caso não seja diagnosticado com precisão. É neste ponto que a GESTÃO PROATIVA DE OPORTUNIDADES apresenta seu grande diferencial da gestão por KPIs. Ao invés de apresentar somente os números positivos em relação ao que aconteceu no último mês, é preciso também colocar na mesa os números negativos que podem eventualmente estar camuflados atrás de bons resultados.
Em função disso, o EXECPLAN PLANNING, trazendo o recurso exclusivo e importantíssimo de MINING REVERSO, promove um rastreamento diário do dos acontecimentos, permitindo que cada um dos gestores possa identificar com agilidade e antecedência as oportunidades de ação, buscando reverter as perdas registradas, resultando em uma melhora de resultados. A soma disso tudo é evidente.
Quando os executivos e gestores possuem em mãos esse recurso analítico encontrado na solução, eles podem usufruir de análises proativas, que são fundamentais para se chegar ao melhor resultado. Ao invés de esperar acontecer, perdendo oportunidades de agir e se colocar à frente, os componentes empresa tem todas as informações necessárias para fazer acontecer. Isso implica em uma redução de custos e otimização nos processos produtivos.
A melhoria imediata da Gestão Proativa de Oportunidades está na agilidade e precisão de análises, fazendo com que os gestores e executivos possam tomar ações mais assertivas. Esses fatores fazem a empresa ser muito mais competitiva no mercado, passando a ter efeito direto em sua lucratividade.
Para saber mais sobre a EXECPLAN ou solicitar uma apresentação personalizada, envie um e-mail para: info@execplan.com.br