O impacto da tecnologia no papel do profissional de marketing

Compartilhar no facebook
Compartilhar
Compartilhar no twitter
Compartilhar
Compartilhar no linkedin
Compartilhar

Por muito tempo, profissionais de marketing foram vistos como pessoas criativas e aptas às ciências humanas. Porém, este conceito já não faz mais sentido, uma vez que a principal função do marketing passou a ser transformar dados em ações. Em tempos onde a experiência do consumidor é a peça principal para qualquer tipo de estratégia, se torna evidente a tendência de criar campanhas cada vez mais inteligentes, capazes de atingir o target com a maior precisão possível e entregar exatamente aquilo que ele deseja. Para isso, o profissional por trás da estratégia precisa investir em análises que fornecem o embasamento necessário para cada uma de suas decisões e na mensuração de resultados, que indicarão se determinada ação foi rentável ou não, além de uma série de outras funcionalidades. A demanda por ofertas direcionadas e personalização de produtos ou serviços às necessidades especificas do consumidor garante ao profissional de marketing um caráter mais estratégico e tecnológico. A tendência é que este perfil seja consolidado nos próximos anos, fazendo com que estratégias de marketing se tornem inefetivas quando não forem baseadas em dados. De acordo com um estudo da Gartner, em 2016 CMOs reservaram 3,24% de sua receita anual para investir em tecnologia, enquanto o investimento dos CIOs foi de 3,40%. Estes números revelam a importância que investimentos em tecnologia têm ganhado dentro do setor de marketing, se equiparando ao setor de Tecnologia da Informação, que por um longo período de tempo foi o principal responsável por orientar este tipo de investimento. A mudança nos hábitos e comportamentos dos consumidores fazem com que sua jornada de compra seja cada vez mais voltada para o digital, o que torna a presença multiplataforma uma prioridade para que ações de marketing tenham um bom retorno e conquistem o engajamento do público. Essa necessidade de possuir uma forte presença no meio online e o acúmulo que diversas funções que abrangem o universo digital reafirma uma tendência incontestável, reforçada pelo artigo da Gartner, de que CMOs irão investir mais em tecnologia do que CIOs em 2017. Em um cenário tão competitivo, onde erros não são tolerados nem pelos consumidores nem pela concorrência, esta proximidade entre marketing e tecnologia é cada vez mais inevitável. Agora, profissionais da área devem se adaptar a esse panorama tão novo e complexo, buscando as melhores formas de incorporar novas tecnologias ao seu planejamento estratégico. Um estudo da Russel Reynolds Associates indicou que a não adaptação para o universo digital pode custar caro. Segundo a pesquisa, CMOs estão sendo dispensados de forma acelerada pelas empresas como nunca nos EUA. Para se ter uma ideia, 48% dos 30 maiores varejistas dos EUA mandaram embora seus CMOs nos últimos 12 meses, que foram substituídos por pessoas com qualificações de conhecimentos digital consideradas superiores às suas. Para manter sua posição no cenário atual, um CMO precisa estar preparado para encarar os desafios da Era Digital e se engajar na busca por novos aprendizados, desenvolvendo habilidades que não tinham antes. Caso a própria empresa não ofereça as ferramentas de aprendizado necessárias, este profissional conta com uma série de recursos para que possa se manter atualizado: workshops, livros, treinamentos, sites, etc. O impacto da tecnologia na função exercida pela profissional de marketing está mais claro do que nunca, e certamente se intensificará nos próximos anos. Por isso, estar preparado para atender esta demanda de adaptação ao meio digital, onde dados e métricas são o centro de qualquer decisão estratégica, se tornou uma obrigatoriedade impossível de ser ignorada.  

Para saber mais sobre as soluções da EXECPLAN ou solicitar uma apresentação personalizada, envie um e-mail para: ​info@execplan.com.br

 

 

 

Deixe seu comentário

Últimas Publicações

Sobre a Execplan

A Execplan tem inovado o Mercado com soluções Prontas para Uso, são 5 soluções disponíveis para diversas verticais de Mercado.

Siga-nos

A Execplan tem inovado o Mercado com soluções Prontas para Uso, são 5 soluções disponíveis para diversas verticais de Mercado.

Institucional

  • A Empresa
  • Prêmios
  • Contato

Soluções

  • Execplan Big Data
  • Execplan Performance
  • Execplan Planning
  • Execplan Data Quality
  • Execplan BSC
  • Execplan Cloud

Suporte

  • Chat
  • Suporte
  • FAQ