Os 4 maiores desafios do marketing na Era Digital

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A medida que novos softwares tecnológicos são desenvolvidos, profissionais de marketing têm de repensar sua função dentro da empresa, incorporando novas metodologias e técnicas de mensuração capazes de medir com maior precisão os resultados obtidos e impulsionar as ações realizadas. Em um passado não tão distante, as possibilidades para o marketing eram limitadíssimas. Hoje, o cenário é muito mais complexo: o mobile se tornou muito mais potente, dispositivos e objetos estão cada vez mais conectados, a informação se tornou muito mais acessível, etc. Estes aspectos têm alterando as relações interpessoais e também o modo como pessoas interagem com as marcas, abrindo uma série de novas possibilidades para os profissionais que estão por trás das estratégias de marketing. Alinhar o vasto número de ferramentas disponíveis no mercado ao planejamento da empresa para aprimorar a experiência do cliente é uma das principais necessidades do profissional de marketing contemporâneo. Dentro de um cenário tão amplo, estes profissionais precisam estar atualizados o tempo todo e buscar se reinventar constantemente. Abaixo, listamos os quatro principais desafios enfrentados por profissionais de marketing dentro da Era Digital: Administrar a tecnologia Com o crescimento exponencial da quantidade de dados ao redor do mundo, profissionais de marketing nunca tiveram tantos aparatos tecnológicos a sua disposição quanto hoje. Em meio a tantas opções, um desafio comum entre estes profissionais é escolher quais são as soluções tecnológicas mais adequadas para as necessidades de sua empresa e de sua estratégia. Para encontrar a opção mais viável, o profissional deve ter em mente o objetivo de marketing a ser resolvido, quem é seu público-alvo e qual a melhor maneira de atingir os objetivos estabelecidos. Se a tecnologia pretendida for capaz de suportar estes três parâmetros, a chance de que ela funcione dentro da empresa é muito maior. Captar e analisar a informação em tempo hábil Informação é poder. Administrando os dados de forma correta, uma empresa é capaz de entender melhor seu consumidor, criar estratégias mais eficientes, cortar gastos, produzir mais em menos tempo, etc. Porém, o grande desafio se encontra em aproveitar estes dados antes que eles se tornem insignificantes. Dados são gerados a todo momento, em qualquer lugar. Todos os dias, milhões de e-mails são trocados; milhares de transações bancárias são realizadas; a cada segundo inúmeros comentários são feitos nas redes sociais. Por isso, monitorar o maior número de fontes possível se torna uma necessidade quando o objetivo é garantir a satisfação do consumidor através de interações em tempo real que vão de encontro aos seus desejos e necessidades específicas. Adaptar a estratégia à diversas plataformas diferentes Escolher a plataforma mais viável para a veiculação de determinada campanha sempre foi uma preocupação entre os profissionais de marketing, porém esta tarefa vem se tornando mais complexa com o tempo. Se antes existiam apenas algumas plataformas de mídia, hoje existem centenas, e cada uma delas com suas peculiaridades. Desenvolver estratégias capazes de aproveitar ao máximo cada plataforma, e mais do que isso, utilizá-las de forma integrada para entregar uma mensagem mais clara e assertiva é primordial para que campanhas de marketing tenham sucesso. O desafio é construir um posicionamento transmídia -mensagem/história que se transcende uma única mídia, de forma que cada meio atue de forma complementar com os demais. Formar equipes multidisciplinares Cada vez mais empresas estão abandonando o modelo clássico onde cada setor trabalha isoladamente cumprindo suas funções sem se comunicar com os demais. Trabalhar de forma integrada é uma tendência que vem se consolidando nos últimos anos, graças ao surgimento de novas tecnologias e estratégias cada vez mais guiadas pelos dados, e não por instintos. O grande desafio se encontra em definir a medida certa para os investimentos em cada área e como elas devem operar de acordo com o planejamento estratégico da empresa. Por exemplo, nos últimos anos tem se notado um crescimento considerável por parte dos CMOs em tecnologia, que está quase se equiparando ao investimento realizado pelos CIOs, o que confere um novo aspecto aos setores e na forma como eles atuam dentro da empresa.  Para saber mais sobre as soluções da EXECPLAN ou solicitar uma apresentação personalizada, envie um e-mail para: ​info@execplan.com.br   

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