Real Time Marketing e o poder das redes sociais

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Em 2013, o Baltimore Ravens e o San Francisco 49ers disputavam a 47ª edição do Super Bowl – a grande final do futebol americano, que tem um dos intervalos publicitários mais caros do mundo – quando nos últimos quartos da partida, um blecaute deixou metade do estádio na escuridão. Durante o apagão, grande parte dos 100 milhões telespectadores que acompanhavam o jogo foram até as redes sociais procurar entender o que estava acontecendo ou compartilhar sua indignação com conhecidos. Aproveitando-se da situação, a Oreo publicou a seguinte frase no Twitter e Facebook: “Você pode mergulhar seu biscoito mesmo no escuro (You can still dunk in the dark)”, frase que remete ao tradicional hábito dos americanos de mergulhar a bolacha no leite antes de consumi-la. Não deu outra, a postagem foi compartilhada mais de 15 mil vezes apenas na primeira hora, com um alcance de 525 milhões de visualizações da imagem, além da geração de mídia espontânea em mais de cem países.O caso citado acima é um dos exemplos mais clássicos da boa utilização do Real Time Marketing, prática que passou a ser adotada recentemente por muitas marcas para conquistar o engajamento e a cumplicidade de seus consumidores nas redes sociais. Para isso, essas marcas contam com profissionais atentos às tendências dentro do universo online, que analisam eventos e temáticas atuais relacionados ao posicionamento da marca, e a partir disso criam postagens que além de elevar o nível de interação com os consumidores, têm um alcance muito maior. O Real Time Marketing é mais uma técnica que nasceu graças às redes sociais, provando a importância do ambiente online para qualquer marca que busca ser relevante para seu público. Para se ter uma ideia, o termo só começou a ser buscado no Google em 2008, mas a consulta se tornou mais frequente a partir de 2013. O ápice das buscas ocorreu em 2014, durante a Copa do Mundo, quando diversas marcas apostaram em equipes que atuariam em tempo real na geração de conteúdo e interação com os consumidores. Grande parte dos profissionais que atuam com real time marketing afirmam que o sucesso de uma iniciativa de marketing em tempo real depende muito mais do planejamento do que de improviso. É necessário restringir a área de interesse da marca para a aplicação da técnica, do contrário, ela perderá o propósito e irá comprometer os resultados. Atualmente, existem pelo menos três modalidades do real time marketing. A primeira entra no grupo de ações definidas como “sociais”, onde as empresas conversam com o público diariamente, funcionando como uma espécie de SAC mais interativo. A segunda é a mais utilizada entre as três, ocorrendo durante eventos (Olímpiada, Oscar, Copa do Mundo) ou em datas especiais (Dia dos Pais, Filhos, Namorados). O terceiro modelo baseia-se na análise de comportamento das pessoas nas redes sociais para estabelecer uma comunicação contínua, buscando sempre abordar assuntos relevantes e que estão em alta no momento. Mesmo com tecnologias disponíveis no mercado que auxiliam na prática do real time marketing, muitas empresas ainda encontram dificuldade no momento de decidir quais assuntos são ideais para intervir, pois eles precisam estar de acordo com os valores da marca e fazerem sentido para o público que será atingido pela comunicação. Mas uma vez que o profissional por trás da estratégia acerta o momento da interação, a comunicação passa a ser muito mais relevante, elevando as chances de histórias, imagens e associações se incorporarem positivamente na percepção de marca. Uma das ferramentas que os profissionais responsáveis pelas interações nas redes sociais podem utilizar é o Big Data. Com ele, é possível analisar aquilo que os consumidores estão comentado sobre determinado assunto para se ter um panorama preciso em relação à sua aceitação no que diz respeito ao tema analisado – ela pode ser positiva, neutra ou negativa. Além da análise de sentimento, o Big Data possibilita identificar quais temas estão sendo discutidos no momento. Dessa forma, fica muito mais fácil aprimorar a comunicação institucional e conseguir maior engajamento do público, afinal, você saberá o quê, quando e como estes indivíduos desejam receber certo tipo de conteúdo ou oferta. Com interações em tempo real bem executadas, uma marca pode ir muito além dos benefícios proporcionados pela mídia tradicional,  fazendo com que o consumidor se sinta único e valorizado. Este tipo de relacionamento carrega bastante apelo emocional, recurso muito eficaz dentro da publicidade utilizado para humanizar a marca e criar uma relação afetiva com o consumidor. Estar presente nas redes sociais e utilizá-las para interagir com seus consumidores já é uma realidade bastante comum entre diversas marcas há algum tempo. Porém, a tendência é que este tipo de interação ganhe mais importância no futuro; marcas farão de tudo para valorizar ainda mais todos os pontos de contato com o consumidor e personalizar ao máximo o direcionamento de ofertas, baseando-se em oportunidades e demandas manifestadas pelos internautas nas redes sociais. Para saber mais sobre as soluções da EXECPLAN ou solicitar uma apresentação personalizada, envie um e-mail para: ​info@execplan.com.br 

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