Reputação: a importância de monitorar repercussões nas redes sociais

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O trabalho de redes sociais é imprescindível para a empresa. Monitorar repercussões de campanhas e ações nessas plataformas, pode reduzir os impactos de eventuais erros e manter uma boa reputação.

Não é novidade para ninguém que o setor de Marketing de uma empresa é peça fundamental para sua existência. É evidente que em um mundo em que o mercado é palco de uma disputa por espaço e reconhecimento, um bom trabalho de marketing dá à empresa uma maior possibilidade de se consolidar e se colocar a frente da concorrência. A publicidade se não for a principal, é uma das mais importantes ferramentas de comunicação no marketing. É por meio deste canal que a empresa se dispõe a transmitir sua mensagem e apresentar um produto ou serviço, por exemplo. As campanhas publicitárias acabaram se tornando peças chaves para o sucesso de uma companhia mas, se não são bem pensadas, contribuem sim para o insucesso.

Como evitar este tipo de repercussão negativa? O marketing é um setor que envolve um trabalho de equipe. O objetivo de uma equipe de marketing é achar a melhor forma de chegar ao consumidor, captá-lo e fazê-lo “comprar a ideia” da empresa. Por isso, é uma função que tem de ser desempenhada com certo cuidado. O olhar da equipe tem de estar voltado para conquistar a confiança do consumidor, por isso exige muita cautela ao estabelecer essa comunicação. Um erro pode colocar tudo a perder.

Existe uma máxima que diz que se o conteúdo de uma campanha publicitária atingir negativamente 1% da população, seja uma tribo, etnia ou um grupo específico, ele deve ser revisto. Em uma sociedade atual em que as pessoas estão buscando um maior senso crítico e conscientização social, promovendo debates importantes em ambientes virtuais, uma ideia mal executada acaba ganhando grandes proporções e prejudicando a imagem de uma empresa.

Além do olhar humano, que pode identificar eventuais erros, é de suma importância que se execute uma pesquisa de mercado e que se analise qual seria a repercussão de um trabalho lançado. Existem recursos e soluções digitais Big Data que auxiliam muito na identificação do mercado e na produção de diagnósticos, que podem antever uma consequência negativa e “conduzir” uma equipe de marketing a fazer as escolhas certas para atingir o público positivamente.

O monitoramento e manutenção desse tipo de mídia, tal como uma análise de dados referentes aos feedbacks dos conteúdos postados, análise de concorrentes, análise de mercado e pesquisa de dados dentro das mídias sociais são importantíssimos ao sucesso e reputação de uma empresa no âmbito virtual. Por isso é imprescindível que esteja sempre atualizando com conteúdos relevantes, no entanto, muito atento para as repercussões causadas.

Esse trabalho tem um potencial imenso de conexão de um número exorbitante de pessoas atingidas. O resultado disso é notável. De acordo com HubSpot, 92% dos profissionais de marketing pensam que as mídias sociais são importantes para as empresas. No Brasil não é diferente, já que cerca de 65% das empresas realizam trabalhos de mídias sociais.

Para tudo isso, a Execplan desenvolveu dentro do seu exclusivo Digital Radar 360º, as ferramentas de Inteligência Artificial e Machine Learning. A solução personaliza a pesquisa segundo a necessidade da sua empresa, ou seja, o executivo tem a possibilidade de cadastrar o que é negativo ou positivo para seu segmento de mercado, fazendo com que o algorítimo de sentimento se adapte à sua realidade, passando a considerá-las como positivas, negativas ou neutras, permitindo muito maior assertividade para as equipes, analisando o que quiserem analisar.

Com base nessas informações, é possível concluir que o Digital Radar 360º proporciona uma análise das informações sobre a empresa nas redes sociais, permitindo que os gestores e executivos acompanhem em tempo real as repercussões de uma campanha, tanto de forma positiva quanto negativa, possibilitando uma reação, afim de transformar o cenário a favor da organização.  

Para saber mais sobre a EXECPLAN ou solicitar uma apresentação personalizada, envie um e-mail para: ​info@execplan.com.br

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