Diversas áreas do mercado sofreram grande influência das novas tecnologias nos últimos anos. No setor financeiro não foi diferente. Confira algumas dessas transformações
No mundo corporativo hoje, um fator determinante para os negócios e para o sucesso é a capacidade de tomar decisões. Dentro disso, incluem-se diferenciais como agilidade e eficiência. Dada essa importância, hoje é possível percebermos que cada vez mais empresas vêm recorrendo a recursos tecnológicos que deem o suporte necessário na gestão de finanças.
Claro que o trabalho humano não é dispensável, mas levando em conta os avanços e surgimento de novas ferramentas da área, fica evidente que o método tradicional pode ser otimizado. Há quem afirme nos tempos atuais que as soluções tecnológicas podem oferecer o necessário para que a empresa se adeque ao mercado e evite riscos desnecessários.
O surgimento e a popularização da web, juntamente com um boom incrível na venda de aparelhos como computadores, foram determinantes para que as pessoas incluíssem materiais do tipo em companheiros necessários, estando conectadas e utilizando estas ferramentas a todo momento.
Esse estreitamento de laços entre as pessoas e a tecnologia foi responsável por diversas transformações em praticamente todos os campos da sociedade moderna. E pode-se dizer que essa relação vem dando certo no mundo dos negócios, auxiliando profissionais como Diretores e Gestores a fazer tarefas burocráticas de maneira mais rápida e assertiva. Tendo isso em vista, separamos três mudanças drásticas dentro da gestão financeira, causadas pelo boom da tecnologia:
Maior agilidade Com o avanço da tecnologia da informação na área, é evidente que dados que levariam dias para serem analisados por gestores financeiros e toda a sua equipe, poderiam ser processados e digeridos de maneira mais eficiente e certeira, em apenas instantes, no primeiro dia de cada mês. É imprescindível que os dados estejam disponíveis o quanto antes, para que a análise e a realização de reuniões, para tomada de decisões ser mais rápida, eliminando custos de oportunidade. Com esses recursos valiosos, a assertividade se maximiza e muito.
I Simulações avançadas Evidentemente que antes de mais nada, é preciso que se analisem os cenários possíveis para entender o que pode ser feito ou melhorado para alcançar bons resultados. Como todo processo manual, pode levar um certo tempo para serem elaborados por planilhas, que muitas vezes ficam prontas na metade do mês, eliminando boas possibilidades. É importante analisar com precisão e agilidade o que aconteceu e também se ter a precisão e agilidade para analisar o que está acontecendo, podendo fazer simulações. Com a tecnologia, é possivel que os gestores analisem múltiplos panoramas sem a necessidade de analistas ou de esperar por tabelas. Os relatórios se tornam mais rápidos e claros, tanto no What IF, quanto em análises de impacto, por exemplo. Isso acaba otimizando e reduzindo drasticamente o tempo usado em processos manuais, aumentando a produção e ampliando conquistas.
Facilidade de gerir finanças A ideia do trabalho feito somente in loco, imprescindivelmente desempenhado dentro dos escritórios, ficou no passado. No mundo moderno, não só dentro do campo corporativo, há uma demanda gritante por mobilidade e flexibilidade. Hoje é fácil de vermos empresas com funcionários trabalhando de suas casas ou em viagem de negócios.
Isso se dá graças a ferramentas como smartphones e computadores portáteis, que se tornaram aliados móveis, junto aos aplicativos e dados armazenados na nuvem. Como prova da importância da utilização de soluções de planejamento e gestão orçamentária no mercado atualmente, por exemplo, uma pesquisa realizada pela Aberdeen Group constatou que estes recursos trazem 17% de melhora na lucratividade e redução de 24% no tempo gasto com a elaboração do orçamento em média.
Assim, evidente que realizar a gestão torna-se mais fácil. Hoje, é dificílimo olhar para os negócios sem o dedo da tecnologia. Dá para vermos de maneira muito clara que as empresas que insistem em resistir a esse avanço em suas organizações estão ficando para trás. A Execplan conta com o Execplan Planning em seu portfólio de soluções.
O recurso dispõe de recursos analíticos exclusivos de inteligência analítica diferenciada que propiciam chamada a Gestão de Alta Performance. A solução utiliza o exclusivo Mining Reverso, uma tecnologia desenvolvida que disponibiliza um panorama completo do mês anterior na primeira hora do primeiro dia útil do mês vigente, permitindo maior precisão e agilidade nas análises.
Isso permite manter o orçamento atualizado mensalmente e a análise de execução orçamentária proativa do orçamento passa a ser utilizada diariamente, por todos os gestores e executivos, como instrumento efetivo de gestão focada na melhoria de resultados.
Para saber mais sobre a EXECPLAN ou solicitar uma apresentação personalizada, envie um e-mail para: info@execplan.com.br