Três passos para alavancar as vendas da sua empresa com o Big Data

Compartilhar no facebook
Compartilhar
Compartilhar no twitter
Compartilhar
Compartilhar no linkedin
Compartilhar

  A crise econômica que o Brasil enfrenta já não é novidade alguma para ninguém. O poder de compra do brasileiro ficou menor e as empresas tiveram de passar a encontrar meios para diferenciá-las e se colocar a frente no mercado, para não sucumbir aos efeitos da crise. Mais ou menos dentro de uma lógica Darwinista, o mercado cada vez mais se afunila, onde sobrevive quem tem os melhores recursos e ideias em mãos.Há algum tempo, antes mesmo da turbulência econômica assolar o país, as empresas passaram a trabalhar com grandes análises de dados, com o objetivo de otimizar seus processos, melhorar a produtividade e potencializar lucros, contando com ferramentas de software Big Data. Esses tipos de soluções permitem que a empresa disponha de informações úteis para alavancar resultados. A consultoria McKinsey constatou que 15% do aumento na margem de lucro das empresas que trabalham com Big Data está diretamente relacionado ao uso do recurso. Porém, o Big Data se aplica a vários departamentos e é capaz de desempenhar funções imprescindíveis em diversos setores dentro de uma corporação. Separamos três passos a serem dados com o auxílio de soluções Big Data que serão determinantes no crescimento do volume de vendas pela sua empresa: 1. Coletar dados para montar estratégias Em um clube de futebol, por exemplo, é importante captar a maior quantidade de informações possível sobre tudo o que está relacionado à instituição para poder montar estratégias e atingir o melhor desempenho possível, a fim de alcançar seus objetivos. Dentro de uma empresa não é diferente. É de suma importância que se capte informações como dados do mercado, movimentações da concorrência, dados dos clientes, sondagem de público-alvo.Ter o poder de capturar os dados dos clientes e prospects de forma rápida e completa é primordial para que possa oferecer um produto ou serviço personalizado, através de uma estratégia integrada de marketing e vendas. Em linhas gerais, a coleta e síntese de informações abre mais possibilidades e auxilia muito em planejamentos e estratégias desenvolvidas para que se atenda a necessidade de cada usuário.  2. Fazer a propagação da marca em mídias sociais Dentro da era digital em que vivemos, evidentemente é de suma importância o trabalho desempenhado em mídias sociais de uma empresa. O setor de vendas traz um grande reflexo disso. A divulgação de uma marca em um ambiente virtual como uma rede social, por exemplo, tem um alcance gigantesco, baixo custo e facilidade. Em questão de poucos cliques e compartilhamentos entre usuários, um grande número de usuários recebe algum tipo de conteúdo.Com essa amplitude oferecida, consequentemente a captação de novos clientes também é aumentada, visto que o trabalho de marketing digital tem por objetivo estudar os usuários das redes e montar estratégias específicas que atinjam individualmente o público e fazê-lo “comprar a ideia” da empresa de forma que se interesse pelo que a marca oferece, sendo assim, aumentando o potencial de vendas.  3. Identificar oportunidades no mercado Um dos principais fatores que garantem o sucesso de uma equipe de vendas, em qualquer empresa, de qualquer setor, é saber identificar oportunidades dentro do mercado. A captação e cruzamento de dados que circulam no mercado e a análise da concorrência, oferece um conhecimento mais amplo do mercado para a empresa e facilita na criação de ideias inovadoras. Essas informações dão a possibilidade da marca enxergue oportunidades no mercado que os rivais não puderam detectar.Tudo isso reflete diretamente na disputa de espaço no mercado. A revista Forbes, por exemplo, constatou recentemente que as marcas que fazem o uso dessa rede de dados como base central de suas decisões e planejamentos de marketing e vendas, têm o retorno de investimentos entre 15% a 20% maior do que as concorrentes que não a utilizam. 

Deixe seu comentário

Últimas Publicações

Sobre a Execplan

A Execplan tem inovado o Mercado com soluções Prontas para Uso, são 5 soluções disponíveis para diversas verticais de Mercado.

Siga-nos

A Execplan tem inovado o Mercado com soluções Prontas para Uso, são 5 soluções disponíveis para diversas verticais de Mercado.

Institucional

  • A Empresa
  • Prêmios
  • Contato

Soluções

  • Execplan Big Data
  • Execplan Performance
  • Execplan Planning
  • Execplan Data Quality
  • Execplan BSC
  • Execplan Cloud

Suporte

  • Chat
  • Suporte
  • FAQ