Você sabe o que são os 5 V’s do Big Data?

Compartilhar no facebook
Compartilhar
Compartilhar no twitter
Compartilhar
Compartilhar no linkedin
Compartilhar

A intensa discussão acerca do Big Data nos últimos anos comprova a importância desta tecnologia dentro da realidade de muitas empresas ao redor do mundo. Devido a sua capacidade de analisar uma grande quantidade de dados provenientes do ambiente interno e externo da empresa, o Big Data tem se mostrado um grande aliado a profissionais das mais diversas áreas que buscam obter insights significativos para a elaboração de estratégias e tomada de decisão. A importância dos dados para a condução de um negócio já está clara para grande parte dos gestores, mas entender o que é o Big Data e suas aplicações ainda gera dúvidas para muitos. Uma forma simples de esclarecer qualquer dúvida em relação a esta tecnologia é analisando os seus 5 v’s: volume, velocidade, variedade, veracidade e valor. Volume O volume de dados gerados diariamente tem crescido de forma exponencial nos últimos anos. Para se ter uma ideia, no ano de 2000 apenas 25% dos dados estavam em formato digital; hoje mais de 98% de todos os dados gerados no mundo estão no formato digital. Para que organizações possam obter insights valiosos dos dados, é necessário captá-los das mais diversas fontes possíveis, principalmente dos motores de busca e das redes sociais (a cada minuto o Facebook gera 350GB de dados e são criados 278 mil tweets). Temos ainda os smartphones, sensores, sistemas internos e diversas outras fontes de dados que podem revelar informações importantes para as empresas. É justamente devido a esta grande quantidade de dados gerados a cada minuto por diversas fontes diferentes que o primeiro V do Big Data é tão importante. Armazenar todos estes dados e utilizá-los em uma única plataforma é uma forma muito eficiente de captar informações importantes, capazes de revelar tendências e oportunidades de mercado. Velocidade Para que se tenha bom proveito dos dados, é preciso analisá-los em tempo hábil. Após um certo período de tempo, o valor destes dados decresce sensivelmente. Um exemplo disso é o twitter, onde a qualidade dos dados está intrinsecamente ligada ao momento em que as publicações são realizadas. A velocidade dentro do Big Data é muito importante para as empresas devido a possibilidade que a solução oferece de realizar ações em tempo real. Alinhar o processamento e análise dos dados à tomada de decisão é essencial, e a velocidade proporcionada pelas soluções de Big Data é fundamental dentro deste processo. Variedade Antigamente, grande parte dos dados era estruturada e podia ser facilmente mensurada. Hoje, os dados são gerados a partir de todo os tipos de formatos – e-mail, vídeo, áudio, transações financeiras, dados de cotações da bolsa, etc. Com o Big Data, é possível é possível administrar estes dados não estruturados juntamente com os dados tradicionais. A possibilidade de analisar dados de diversas fontes através do Big Data faz toda diferença, pois aumenta o número de informações que chegam à empresa, resultando na melhoria dos resultados e da competitividade. Isso acontece porque nem todos os dados gerados são aproveitados pela empresa; apenas 5% do que é gerado na Internet é aproveitado e transformado em ações efetivas. O restante da informação, muitas vezes acaba sendo desperdiçado. Por isso, aproveite a variedade de fontes de dados e use-as ao seu favor. Veracidade Quando se trata de análise de dados, a veracidade dos dados é um fator primordial. Para que uma empresa possa converter os dados em resultados, é necessário que eles sejam verdadeiros, pois do contrário, não levarão a lugar nenhum. Em 2013, apenas cerca de 20% dos dados gerados podiam ser aproveitados para análises – percentual que deve crescer para 35% até 2020. Com o Big Data, é possível filtrar os dados verídicos e descartar os falsos, tornando as análises muito mais ricas e assertivas. Dessa forma, a probabilidade de erro é muito menor, evitando riscos desnecessários e trazendo resultados muito mais relevantes para a empresa. Valor O último V complementa todos os outros apresentados anteriormente, sendo um dos principais responsáveis pela tamanha capacidade do Big Data. Para que qualquer tipo de estratégia (ainda mais de Big Data) seja relevante e impacte positivamente a realidade da empresa, ela precisa agregar valor. As análises fornecidas pelo Big Data são muito mais relevantes quando estão de acordo com a proposta da empresa: é necessário responder as perguntas certas e saber exatamente o problema que se deve resolver para que a utilização da tecnologia seja realmente proveitosa. Com os esforços da empresa direcionados para a geração de valor através do Big Data, o processo de tomada de decisão e a elaboração de novas estratégias são guiados por um caráter analítico e se tornam muito mais eficazes, tanto para o consumidor quanto para a empresa.  Para saber mais sobre as soluções da EXECPLAN ou solicitar uma apresentação personalizada, envie um e-mail para: ​info@execplan.com.br   

Deixe seu comentário

Últimas Publicações

Sobre a Execplan

A Execplan tem inovado o Mercado com soluções Prontas para Uso, são 5 soluções disponíveis para diversas verticais de Mercado.

Siga-nos

A Execplan tem inovado o Mercado com soluções Prontas para Uso, são 5 soluções disponíveis para diversas verticais de Mercado.

Institucional

  • A Empresa
  • Prêmios
  • Contato

Soluções

  • Execplan Big Data
  • Execplan Performance
  • Execplan Planning
  • Execplan Data Quality
  • Execplan BSC
  • Execplan Cloud

Suporte

  • Chat
  • Suporte
  • FAQ