5 casos de sucesso que provam a importância do Big Data

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O Big Data é uma tendência incontestável que vem se consolidando como um dos pilares para a tomada de decisões estratégicas. Que ele é capaz de coletar e analisar um grande volume de dados em alta velocidade a maioria já sabe, mas como isso funciona na prática? Até poucas décadas atrás, bastava encomendar uma pesquisa de mercado para entender o comportamento de compra e consumo de determinado público; um estudo analítico era capaz traçar padrões de mercado e dar sinais sobre o futuro da economia. Hoje, a adoção de práticas como estas se tornou ineficiente, devido sobretudo à grande quantidade de informações circulando na Web. Fenômenos como a troca dinâmica de informações nas redes sociais; surgimento de um consumidor mais exigente e menos fiel às marcas; aumento exponencial dos dados disponíveis na Web e ampliação da concorrência exigem um entendimento muito mais ágil e assertivo do mercado, que somente tecnologias de alta precisão como o Big Data podem proporcionar. Durante muito tempo vimos muitas empresas ficarem receosas em investir em soluções de Big Data, majoritariamente por falta de conhecimento. Quando os resultados provenientes do uso desta ferramenta começaram a aparecer, o receio proveniente desta solução até então pouco explorada começou a se dissipar. Grande parte das empresas pioneiras no uso do Big Data são hoje referência dentro de seus segmentos e têm como base de seu DNA a inovação constante. Hoje falaremos de alguns exemplos práticos do uso do Big Data ao redor do mundo, em cinco casos de sucesso provenientes do bom uso desta tecnologia.  1 – NBA A liga de basquete profissional dos Estados Unidos, mais conhecida como NBA, é um dos maiores exemplos de que a otimização da experiência do cliente pode render um grande retorno às organizações em termos de construção de marca e percepção de valor. Através de análises de Big Data, a NBA consegue proporcionar ao público uma experiência personalizada que vai muito além do jogo de basquete. Já no estacionamento, os torcedores encontram 3 totens multimídia com estatísticas do jogo, e a cada instante novos dados são adicionados em tempo real conforme as jogadas vão sendo realizadas. Dentro da quadra, são disponibilizadas seis câmeras que capturam tudo que acontece, desde a movimentação dos jogadores até o trajeto da bola. Por meio da captação completa de todos os detalhes, o sistema atribui tags para cada um dos atletas em quadra e gera estatísticas disponibilizadas em tempo real, como mapas de calor, tempo de posse de bola por cada time, tempo de bola em jogo, etc.  2 – Starbucks O sucesso do Starbucks vai muito além de um produto de qualidade e bom atendimento. Desde sua fundação, a empresa tem a inovação e investimento em tecnologia como bases de seu negócio, e vem utilizando soluções de Big Data há bastante tempo para se consolidar como líder de mercado e manter-se no topo. A empresa utiliza-se do Big Data para gerar análises demográficas que guiam planos de mercado e abertura de novas lojas. A rede de cafeterias consegue definir os pontos de vendas ideais através do cruzamento de grandes quantidades de dados. Os sistemas inteligentes coletam informações das pessoas que circulam na região, das áreas de negócios ali presentes, do tráfego de veículos e da disponibilidade do transporte público. A partir disso, é possível definir se abrir uma nova unidade em determinado local vale ou não a pena. As análises de Big Data também foram responsáveis por fazer dos consumidores da marca os mais engajados e leais no mundo todo. São mais de 6 milhões de clientes registrados globalmente, onde 3 milhões já foram minuciosamente identificados. Esse conhecimento do público-alvo aumenta sua retenção e permite a elaboração de descontos personalizados, publicidade segmentada de acordo com os horários de sua preferência e até mesmo elaboração de novos produtos condizentes com suas expectativas.  3 – Danone O caso da Danone dos Estados Unidos é a prova de que velocidade no tratamento de dados é determinante para gerar valor aos negócios. A empresa tinha como desafio produzir e distribuir seus iogurtes no menor tempo possível devido ao prazo de vencimento do produto. Era necessário ter precisão matemática da demanda – até então realizada pelo Excel – e do tempo de entrega para evitar desperdícios. A partir da instalação de soluções de Big Data, a Danone otimizou todo o processo, desde a produção até a chegada do produto nas prateleiras. A ferramenta causou uma revolução dentro da empresa, que agora podia realizar com muito mais assertividade o processo de predição de demanda com a integração de dados históricos, regionais e de mercado e assim obter insights valiosos com informações sobre seus consumidores, prever possibilidades de vendas e também ajustar promoções em andamento.  4 – NASA A Nasa possui atualmente centenas de cientistas trabalhando em diversas missões diferentes, e todos coletando dados valiosos para a compreensão do universo. Informações estão sendo enviadas para a Terra o tempo todo em grandes proporções. Para se ter ideia, o NASA Center for Climate Simulation (NCCS), focado em dados sobre o clima e a temperatura, abriga atualmente cerca de 32 petabytes de dados, sendo que sua capacidade atual é de 37 petabytes. As informações podem ser todas visualizadas em uma tela de alta definição com aproximadamente 5 metros, onde os cientistas têm uma visão ampla e clara dos dados coletados. As expedições espaciais fornecem informações valiosas para a compreensão do funcionamento do planeta Terra. Através do Planetary Data System (PDS), a Nasa consegue arquivar mais de 100 terabytes de imagens espaciais e qualquer outra informação relacionada a missões fora da Terra pelos últimos 30 anos. A Nasa já possui tecnologia suficiente para processar todos esses dados e continua investindo em novas formar de acelerar o processo. Em 2013, por exemplo, a Nasa testou um sistema de laser que estabeleceu um novo recorde de velocidade no envio de dados, transmitindo-os da lua para a Terra a 622 megabits por segundo. Já em 2016, será a responsável por inaugurar o Saque Kilometre Array, um telescópio capaz de gerar 700 terabytes de dados por segundo. O investimento da Nasa em soluções de Big Data para o processamento de dados atesta seu comprometimento com um futuro melhor. As informações coletadas nas missões espaciais são de importância vital para o desenvolvimento tecnológico e refletem a preparação da Nasa para uma das principais tendências para o futuro, que é um mundo inteligente, onde tudo se conecta e se complementa por meio de dados. 5 – Nike A NIKE desenvolveu um software que informa aos praticantes de running sua frequência de batimentos cardíacos, velocidade, quantidade de passos dados, distância percorrida e diversas outras funcionalidades. A grande sacada foi a integração do aplicativo com as redes sociais. Em pouco tempo, os usuários estavam compartilhando os resultados de suas corridas na Web. Este comportamento gerou um clima de ‘competição’ entre os atletas; e logo, um aumento exponencial dos dados gerados diariamente. A NIKE não perdeu tempo e passou a utilizar estas informações para compreender melhor seu público e desenvolver novos produtos de acordo com suas preferências. Procuramos abordar neste post casos de sucesso com Big Data em diferentes segmentos, para mostrar o quanto esta ferramenta é poderosa independentemente do tamanho e área de atuação da empresa. As empresas destacadas aqui são pioneiras no uso desta tecnologia, que vem se tornando cada dia mais indispensável para aqueles que desejam se manter competitivos e melhorar seus resultados.  Para saber mais sobre o Execplan Big Data ou solicitar uma apresentação personalizada, envie um e-mail para: ​info@execplan.com.br 

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