5 passos básicos para cativar o consumidor

Compartilhar no facebook
Compartilhar
Compartilhar no twitter
Compartilhar
Compartilhar no linkedin
Compartilhar

Cativar o consumidor para torná-lo fiel é uma tarefa dificílima, mas que garante melhoria de resultados. Conheça algumas dicas para obter esse sucesso

Conseguir conquistar a atenção e direcionar produtos, conteúdos e ofertas relevantes para o consumidor, nos moldes atuais, jamais foi um desafio tão grande para os profissionais da área de marketing. Olhando para um cenário onde as pessoas se mantem conectadas a todo momento e possuem facilidade acesso à informação no momento e lugar que quiserem, cativar o consumidor é um objetivo crucial para ganhar espaço no mercado.

O consumidor moderno, como conhecemos atualmente, possui uma diferença colossal em comparação ao que conhecíamos há apenas alguns anos. São diversos fatores que os separam, como hábitos de consumo, mudanças comportamentais, mudanças na rotina, entre outros.

No entanto, existem duas tendências avassaladoras que exercem influência ainda maior do que estes fatores:

A praticidade e a comodidade. Isso é muito claro hoje em dia. As pessoas podem pedir comida, carona, realizar transações bancárias e até “visitar” pontos turísticos do outro lado do mundo, apenas com alguns toques em seus smartphones através de aplicativos, por exemplo.  

Em suma, acontece que é muito complicado prender a atenção do público, ainda mais em tempos que as empresas estão buscando investir em marketing de conteúdo e em estratégias que buscam estabelecer uma comunicação mais estreita com o consumidor. Por conta disso, separamos cinco dicas básicas que ajudarão a sua empresa a direcionar ofertas e cativar o consumidor com muito mais precisão e facilidade:

1 – Buscar ser relevante

Atiçar a curiosidade e prender a atenção do consumidor se torna tarefa mais complicada a cada ano que passa, visto que com um número grande de plataformas e mídias, ele é constantemente minado com ofertas, conteúdos e propagandas vindo de empresas.

Isso ocorre por meio de televisão, celular, computador, e diversos outros gadgets.Alcançar a relevância mostra-se o primeiro passo dado para que este consumidor se interesse e separe alguns instantes do seu dia para consumir aquilo o que sua empresa procura transmitir a ele. É o início de um processo necessário para que sua marca atinja o indivíduo a fim de torna-lo um cliente no futuro.

2 Manter a frequência de comunicação 

Quando você encontra o seu consumidor e consegue estabelecer uma relação junto a ele, é preciso que se mantenha a frequência de comunicação com ele. Mantê-lo ativo e próximo é fundamental para não perder a sua preferência. Em função disso, é altamente recomendado que sejam mantidos dias específicos para a publicação de conteúdo, e que essa ação se repita a cada semana.  

Com a manutenção dessa comunicação constante, a sua marca oferece conteúdo personalizado e direcionado, com o objetivo de provocar interesse do consumidor pelo que você tem a dizer. Em consequência disso, existe a identificação do cliente com seu conteúdo, e maior possibilidade de que ele compartilhe suas ideias e espalhe-as para indivíduos de seu convívio, aumentando a sua carteira de admiradores.  

3 – Oferecer conteúdo relevante

Com o objetivo de evitar que a sua mensagem seja ignorada ou desprezada pelo público, a sua empresa tem de buscar apresentar ao consumidor o que ele quer ou o que ele precisa. Sem mais nem menos. É muito comum encontrarmos conteúdos genéricos que não exercem nenhum impacto nas pessoas. É preciso que se invista e se aposte em meios que buscam trazer o cliente até você.

Concentrar esforços na criação de conteúdos relevantes, serviços, programas e planos de fidelização, entre outras estratégias que procuram promover identificação do indivíduo com a sua marca, fazendo com que sempre se opte por ela em detrimento aos concorrentes.

4 – Mapear canais

É preciso muitas vezes buscar informações relevantes e valiosas para poder fazer a manutenção da interação com o seu consumidor. Nessa dura tarefa conseguir chamar sua atenção, é preciso identificar hábitos, necessidades, e mapear os canais viáveis que sua empresa pode explorar. A fim disso, você deve conhecer todos os detalhes sobre seu consumidor: o que ele faz, onde consome online, quais conteúdos prefere, e em que redes está presente. Essas informações são encontradas hoje com mecanismos pontuais.

5 – Investir em tecnologia

Neste momento é que entram as soluções tecnológicas, amplamente utilizadas por empresas que obtém grande sucesso no mercado atualmente. 

No momento de interagir com o consumidor, é importante contar com os dados e informações relevantes para conhece-lo ainda melhor e criar estratégias que serão de fato efetivas.

A possibilidade de acompanhar de forma fácil as reações de seus consumidores a produtos e serviços em diversos canais, as ações de concorrentes, gerenciar crises, identificar influenciadores, entre outros diversos fatores, são fatores cruciais para o gestor de marketing atual.

Para saber mais sobre a EXECPLAN ou solicitar uma apresentação personalizada, envie um e-mail para: ​info@execplan.com.br

Deixe seu comentário

Últimas Publicações

Sobre a Execplan

A Execplan tem inovado o Mercado com soluções Prontas para Uso, são 5 soluções disponíveis para diversas verticais de Mercado.

Siga-nos

A Execplan tem inovado o Mercado com soluções Prontas para Uso, são 5 soluções disponíveis para diversas verticais de Mercado.

Institucional

  • A Empresa
  • Prêmios
  • Contato

Soluções

  • Execplan Big Data
  • Execplan Performance
  • Execplan Planning
  • Execplan Data Quality
  • Execplan BSC
  • Execplan Cloud

Suporte

  • Chat
  • Suporte
  • FAQ

Execplan Brasil

Al. Rio Negro, 161
15º andar
cep: 06454000

+55 11 3577-9099

info@execplan.com.br

Soluções

Rua Tomás da Fonseca, Torre G
1º piso, 1600-209

+351 21 723 0633

info@execplaneuropa.com

Suporte

1700 Montgomery
Street, Suite 101 CA 94111

+1 415 835 9488

execplan@execplan.net