9 estratégias de Marketing de grandes marcas que são lições valiosas

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Para aprimorar sua marca e conquistar novos consumidores, o executivo responsável pela estratégia de branding deve pensar “fora da caixa” e estar sempre atento às tendências. Um dos melhores jeitos de fazer isso é observar o que grandes marcas estão fazendo e tentar entender a estratégia por trás de suas ações. Marcas como BIC, Nike, Apple e Coca-Cola são mundialmente conhecidas por suas estratégias inovadoras que fazem delas as líderes de seus respectivos segmentos. Esse status é alcançado através de um trabalho extenso de pesquisa de novas oportunidades, análises precisas de mercado, investimento em novas tecnologias e o mais importante: uma estratégia de marketing focada no consumidor que busca aprimorar a experiência com a marca para garantir sua preferência. Listamos abaixo exemplos de estratégias utilizadas por nove grandes marcas para conquistar novos consumidores e fidelizar os já existentes.  COCA-COLAA Coca-Cola é o maior exemplo de como uma marca pode engajar seus seguidores e criar experiências positivas, tudo isso através de um posicionamento bem definido e uma comunicação que influencia diretamente a vida seus consumidores. Com mais de 110 anos, a Coca-Cola coleciona campanhas de sucesso em sua história. Podemos destacar a campanha “Bebendo uma Coca-Cola com”, que colocou mais de 600 nomes e apelidos nas embalagens de seus produtos. A iniciativa aumentou a identificação dos consumidores com a marca, incentivando-os a compartilhar momentos e a contar suas histórias. Como não podia deixar de ser, a campanha foi um sucesso no Brasil e no mundo, estabelecendo um novo padrão para as estratégias de marketing: criar uma conexão emocional com seu público ao colocá-los no centro de suas ações. A CHAVE DA ESTRATÉGIA: Considere que seus consumidores são pessoas que possuem sentimentos e emoções, assim como você. Compreenda suas motivações e desejos para despertar a identificação deles com sua marca, e não se esqueça que a chave para isso é a personalização e a criação de conexões emocionais.  STARBUCKSDesde seus primórdios, o Starbucks mantém a inovação e a experiência do cliente no ponto de venda como pilares de seu crescimento. Para se manter no topo e crescer cada vez mais, a marca dirige todos seus esforços para tornar o seu serviço o mais acessível possível, evitando que seus consumidores passem pelo habitual estresse na hora de comprar um café ou qualquer outro produto. A tecnologia é uma grande aliada do Starbucks em suas iniciativas. Podemos destacar, por exemplo, a possibilidade que a marca oferece de realizar pedidos via mobile. O processo ocorre todo através de um aplicativo, ainda relativamente novo no Brasil, mas que já faz muito sucesso no exterior. Através dele, os consumidores conseguem ganhar tempo em sua rotina e podem escolher seu pedido com muito mais calma. Disponibilizar um aplicativo para a realização de pedidos online reflete a atenção da marca à jornada diária de seus clientes e a intenção de melhorar continuamente o serviço prestado para gerar uma experiência mais agradável dentro e fora do ponto de venda. A CHAVE DA ESTRATÉGIA: Torne seus produtos e serviços o mais acessível possível. Identifique os desejos e necessidades deu seus consumidores e desenvolva estratégias que possam satisfazê-los ao ponto de sua marca ser a preferida dentre todas as opções que ele possui.  BICA BIC é líder de mercado em três categorias diferentes: isqueiro, canetas e aparelhos de barbear, todas equilibradas em volume de vendas e com grande aceitação do público consumidor. A companhia atua em diversos países mas consegue criar uma relação tão próxima com seus consumidores que acaba sendo percebida como uma marca regional, devido ao fato de suas campanhas de comunicação serem locais. A BIC utiliza as redes sociais para fazer parte da vida das pessoas, fazendo destes canais um dos principais meios de relacionamento e interação da marca com os dos clientes. Para aprimorar ainda mais a sua estratégia de marketing digital, a companhia contratou recentemente o Execplan Big Data, que fornece uma visão detalhada daquilo que os consumidores e o mercado em geral estão comentando sobre a marca e seus produtos, além do acompanhamento simples de publicações sobre a própria empresa e sua concorrência. Com o investimento em novas tecnologias, a BIC tem se consolidado como uma das marcas mais fortes no segmento de papelaria e vem conquistando a afeição do público ao posicionar seus produtos como Top of Mind em uma série de categorias distintas. A CHAVE DA ESTRATÉGIA: Conheça profundamente o seu consumidor e esteja sempre presente em sua rotina. Alie a qualidade já reconhecida de seus produtos a novas versões que correspondem a novas tendências e comportamentos de seu público-alvo, mantendo-se uma marca sempre atual.  APPLEA Apple se destaca de seus concorrentes não só pela qualidade de seus produtos, mas sim por uma imagem de marca bem construída que faz com que ela permanecer na liderança de seu segmento e ser top of mind entre consumidores das mais diversas categorias. A estratégia da Apple ficou clara em sua campanha “Mac vs. PC”, que definiu o perfil dos usuários de Mac e dos usuários de PC. Os filmes retrataram de maneira descontraída o usuário de PC como alguém inconveniente e fora da moda, enquanto os usuários de Mac eram representados como pessoas descoladas e irreverentes. O grau de identificação que os consumidores têm pela marca faz com que eles estejam entre os mais fieis no mundo todo, sendo sempre os primeiros a adquirir os lançamentos e acompanhar as notícias da marca. A CHAVE DA ESTRATÉGIA: Deixe claro as intenções da sua marca e faça com que os consumidores se sintam motivados a comprar seus produtos, atribuindo a eles uma série de aspectos aspiracionais que vão muito além da qualidade e design.  NIKEA Nike revolucionou o mercado de calçados através de campanhas que destacam seus produtos como elementos capazes de melhorar a vida e a forma física de seus usuários através da prática de atividades esportivas. A marca alcançou a liderança de mercado e se tornou top of mind graças ao seu investimento em publicidade, focada princiapalmente em patrocínios. Antes da Nike, campanhas publicitárias eram estreladas somente por atores de Hollywood e astros da música pop. Por isso, a marca foi a pioneira em implantar o conceito Marketing esportivo,  conseguindo utilizar os patrocínios como forma de elevar seu produto para além dos aspectos tangíveis. O exemplo mais memorável de como a Nike conseguiu este status são os comerciais estrelados por Michael Jordan, que utilizavam closes em seus saltos e cenas em câmera lenta para fixar na mente dos consumidores que eram os calçados que faziam o atleta flutuar daquela forma. A CHAVE DA ESTRATÉGIA: Tenha uma missão clara e coloque ela em prática da maneira mais honesta possível. Seja sempre fiel às ideias que fazem de sua marca o que ela é e deixe as pessoas saberem disso, pois se suas intenções vão de encontro a uma boa causa, elas com certeza trarão retorno.  DISNEYSão poucas as empresas no mundo que conseguem equiparar seu Marketing de relacionamento ao da Disney. Desde sua fundação, em 1923, a Disney mantém o relacionamento com os clientes como um dos principais pilares para o seu crescimento. A ideia é que ao visitar os parques da marca, os clientes sempre retornem e compartilhem a experiência positiva que tiveram lá. Recentemente, a RP Cohn & Wolf realizou um estudo que tinha o objetivo de conhecer mais sobre as grandes marcas em 14 países, relacionando-as a valores como “confiabilidade” e “respeito”. Não deu outra: entre as 1.600 marcas citadas, a Disney manteve o primeiro posto. A imagem bem construída da marca é reflexo de uma cultura corporativa que tem como objetivo encantar os clientes. Para isso, a Disney trabalha cada detalhe dentro e fora dos parques, criando sensações e mantendo-as vivas nas memórias das pessoas. A CHAVE DA ESTRATÉGIA: O sucesso da marca está no marketing de relacionamento e na cultura corporativa bem definida, que juntos fidelizam e capitalizam mais e mais clientes ao redor do mundo. A Disney ensina que para obter o sucesso, qualquer marca deve estar focada em proporcionar experiências únicas aos consumidores e manter-se viva na memória deles sempre como algo positivo.  MCDONALD’SPresente em mais de 117 países, o McDonald’s possui uma estratégia de branding impecável. Mesmo com um número altíssimo de consumidores ao redor do mundo, a marca consegue adaptar sua estratégia de Marketing à cultura e aos hábitos de cada país, sempre mantendo um padrão de uniformidade com características universais. Por exemplo, se você é brasileiro e vai a um McDonald’s no Japão, ainda conseguirá encontrar itens como o Big Mac e o Quarteirão com Queijo. A estratégia de branding do McDonald’s está baseada em quatro conceitos complementares entre si: segmentação, experimentação, adaptação dos alimentos à cultura local e inovação. Juntos, estes atributos fazem da marca uma referência em termos globais e locais, capaz de entender seus consumidores em cada região e proporcionar o melhor serviço de acordo com as demandas de seus mais variados mercados. A CHAVE DA ESTRATÉGIA: Os desejos e necessidades de seus consumidores podem variar de acordo com uma série de fatores e sua marca deve estar sempre atenta para conseguir suprir esta demanda o mais rápido possível. Caso sua marca atenda a diversos mercados, é necessário que você tenha um conhecimento claro sobre todos eles e esteja ciente que provavelmente seu serviço ou produto deverá ser adaptado de acordo com as características locais, mas não se esqueça de manter sempre uma uniformidade visual e linguística em todos os seus processos.  HUBSPOTVocê provavelmente já ouviu falar de Inbound Marketing, certo? A empresa que desenvolveu e monetizou este conceito é o Hubspot, cujo principal objetivo é auxiliar outras empresas em suas estratégias de Marketing. O Hubspot se estabeleceu como uma marca responsável por criar conteúdo de qualidade para qualquer um que pretende alavancar seu negócio através de uma metodologia simples e atual, que pode ser claramente entendida e aplicada por funcionários de qualquer nível hierárquico dentro de uma empresa, desde o estagiário até os diretores e executivos responsáveis pela tomada de decisão. A CHAVE DA ESTRATÉGIA: Crie conteúdo de qualidade. Esta parece uma afirmação óbvia, mas uma das lições mais valiosas que o Hubspot ensina é que qualidade e relevância em seu conteúdo sobrepõe quantidade.  RED BULLUtilizando as redes sociais de forma magistral, a Red Bull conseguiu se estabelecer como a marca de bebidas energéticas mais popular do mundo. Através de canais como facebook, twitter, youtube e instagram, a marca passa exatamente aquilo que seus consumidores buscam e dita um estilo de vida que eles seguem com paixão. A Red Bull é uma das empresas que obteve maior sucesso na identificação de suas personas e soube muito bem como utilizar isso ao seu favor. Através do Marketing de conteúdo e das interações nas redes sociais, a marca conseguiu fazer com que todos seus consumidores se tornassem fiéis e ávidos por novidades. Sua identidade é tão bem construída, que mesmo quem não consome os produtos da Red Bull conhece suas características, como o incentivo ao esporte e o patrocínio de eventos. A CHAVE DA ESTRATÉGIA: A comunicação da sua marca deve ser relevante para o seu público nas redes sociais para que suas ações obtenham retorno. Para isso, o foco deve estar em criar as personas certas, que permitirão desenvolver o conteúdo correto e direcioná-lo da maneira certa. Para saber mais sobre as soluções da EXECPLAN ou solicitar uma apresentação personalizada, envie um e-mail para: ​info@execplan.com.br 

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