Como as pequenas e médias empresas estão encarando a Transformação Digital

Compartilhar no facebook
Compartilhar
Compartilhar no twitter
Compartilhar
Compartilhar no linkedin
Compartilhar

Quando falamos em Transformação Digital, uma associação comum é o embate entre startups emergentes, que já nascem com um caráter tecnológico, e grandes corporações que se veem ameaçadas pela agilidade e perfil disruptivo de empresas do século XXI. Porém, existem milhares de outras empresas que estão buscando se adequar à Transformação Digital para aproveitar as oportunidades provenientes deste fenômeno. Um estudo recente da The Economist Itelligence Unit, que reuniu 201 executivos de empresas cujo faturamento anual varia entre US$ 250 mil e US$ 500 mil, revelou que a Transformação Digital também é uma prioridade para as empresas de pequeno e médio porte. De acordo com o estudo, 22% dos entrevistados afirmaram que Transformação Digital é a mais alta prioridade dentro de sua companhia, enquanto outros 42% afirmaram que ser uma meta de alta prioridade. Ainda que mais ágeis e menos burocráticas, as pequenas e médias empresas apresentam têm um objetivo comum ao das grandes corporações: utilizar a tecnologia para aumentar sua competitividade. Os objetivos mais citados quando questionadas quais eram suas prioridades com a Transformação Digital foram “melhorar a maneira como os dados e informações são utilizados dentro da empresa” (42%) e “melhorar os produtos ou serviços utilizando a tecnologia” (41%). Para a maioria das pequenas e médias empresas, a Transformação Digital funciona como uma forma de aprimorar a experiência do consumidor e fazer com que ele se torne ainda mais leal às marcas. Um exemplo disso são os investimentos realizados por estas empresas nos últimos anos, que estão majoritariamente concentrados no lançamento de novos produtos ou serviços possibilitado pelo avanço da tecnologia; no lançamento de novos canais de interação com o consumidor; e no investimentos massivo em mídias sociais. Para as empresas entrevistadas, as mídias sociais se mostram uma ferramenta fundamental na divulgação de produtos e no contanto com os consumidores. A adoção de tecnologias como o Big Data tem se tornado cada vez mais essencial nesta tarefa, auxiliando a compreender motivações de comprar ou até mesmo traçar padrões de comportamento, que podem indicar as medidas mais rentáveis de acordo com aspectos geográficos ou psicográficos, por exemplo. Entre os maiores desafios enfrentados pelas empresas que fizeram parte do estudo estão a falta de liderança e falta de efetividade das ações relacionadas à Transformação Digital. Apenas 17% dos entrevistados afirmou que as iniciativas de suas empresas são bastante efetivas – comparado a 27% dos entrevistados de organizações maiores. Entre as explicações mais plausíveis para os desafios enfrentados pelas pequenas e médias empresas na Transformação Digital estão a falta de visão estratégica em projetos digitais e o fator de decisões serem feitas por setores isolados, sem um objetivo comum ou visão única do problema a ser resolvido. Neste cenário, o setor de Tecnologia da Informação se mostra com um dos principais responsáveis por guiar as iniciativas e investimentos da empresa, devendo assumir cada vez mais um papel de liderança e ser mais ativo dentro de cada setor. Dentre os executivos entrevistados pelo estudo, 39% afirmaram que desejam que o setor de Tecnologia da Informação assuma um papel mais ativo dentro da organização, e 40% acreditam que o setor de Tecnologia da Informação deve liderar a seleção, implementação e integração de novas tecnologias dentro da empresa. O papel do setor de Tecnologia da Informação será crucial na Transformação Digital para as pequenas e médias empresas, mas isto é uma tarefa que requer o comprometimento de todos os setores, que devem trabalhar unidos, com metas e objetivo alinhados. Isso é possível com a implementação de uma cultura corporativa analítica suportada por softwares de fácil acesso e entendimento a todos, fundamentais na busca por melhores resultados e na geração de valor para o consumidor.  

Deixe seu comentário

Últimas Publicações

Sobre a Execplan

A Execplan tem inovado o Mercado com soluções Prontas para Uso, são 5 soluções disponíveis para diversas verticais de Mercado.

Siga-nos

A Execplan tem inovado o Mercado com soluções Prontas para Uso, são 5 soluções disponíveis para diversas verticais de Mercado.

Institucional

  • A Empresa
  • Prêmios
  • Contato

Soluções

  • Execplan Big Data
  • Execplan Performance
  • Execplan Planning
  • Execplan Data Quality
  • Execplan BSC
  • Execplan Cloud

Suporte

  • Chat
  • Suporte
  • FAQ