Como executivos de Vendas podem aproveitar as Redes Sociais

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Prospectar clientes é uma tarefa básica para executivos de vendas de qualquer segmento. Com o aumento do número de usuários ativos em redes sociais, é natural que os vendedores migrem para este canal na tentativa de conseguir uma abordagem atual e aumentar suas vendas. Um estudo realizado pela consultoria Sales Benchmark Index revelou que processos de venda que incluem o uso de mídias sociais obtém um engajamento 66% maior do que aqueles realizados em meios tradicionais. De acordo com a lógica, utilizar redes sociais para realizar novas vendas deveria ser uma tarefa trivial para os responsáveis por vendas.  Apesar de fazer todo sentido na teoria, não é bem assim que a realidade funciona. Por incrível que pareça, incorporar as redes sociais no processo de vendas ainda é algo relativamente novo e pouco explorado pelos profissionais da área. De acordo com uma pesquisa recente da GetApp, empresa que analisa softwares de gestão de vendas, apenas 15% dos executivos responsáveis por vendas utilizam as redes sociais para prospecção de clientes. E-mail, telefone e vendas feitas pessoalmente ainda são os métodos mais utilizados para entrar em contato com consumidores quando há uma oportunidade de venda. Mas afinal, por que as redes sociais são tão pouco exploradas mesmo com seu potencial sendo tão evidente?“A única coisa que impede estes profissionais de migrar para as redes sociais é sua própria relutância de fazer acontecer” diz Mark Hunter, consultor vendas que já trabalhou em empresas como Coca-Cola, Samsung e Heineken. Segundo ele, canais como e-mail e telefone já possuem um padrão estabelecido que estes executivos são mais familiarizados. As mídias sociais abrem uma série de possibilidades, que por mais promissoras que pareçam, ainda são pouco exploradas. O segredo está em utilizar as redes sociais como mais uma ferramenta de comunicação e considerar que será necessário tempo para obter o engajamento desejado, mas que uma vez alcançado, renderá bons resultados. O advento das mídias sociais alterou o modo como negócios são feitos, e os responsáveis por realizar vendas são os que acompanharam mais de perto estra transformação. Cabe a eles decidir se acompanharão ou não esta evolução. A tendência é que o processo de venda seja realizado cada vez mais de forma customizada, levando em conta a jornada diária do cliente, independentemente de ser uma venda B2C ou B2B. Isso significa que para agregar redes sociais às ferramentas de prospecção, os executivos de venda deverão conhecer o consumidor e se empenhar em construir relações duradouras que trarão confiança e fidelidade à marca. “Executivos de vendas devem reservar um tempo para pesquisar sobre seus contatos e sobre as empresas em que trabalham, devem procurar conexões em comum e explorar histórias comentadas anteriormente ou interesses semelhantes que ambos possuem”, diz Hunter. Dentre as diversas formas de explorar os interesses de seus consumidores para criar uma aproximação mais efetiva, estes profissionais contam com uma série de softwares e ferramentas de gestão que podem ser utilizadas ao seu favor, como o Big Data. Dessa forma, os vendedores têm um panorama claro e completo do perfil da pessoa para quem a oferta será direcionada e poderão ser muito mais assertivos em seu discurso ao adequar os benefícios do produto ou serviço às necessidades específicas do indivíduo. O que você pensa sobre as mídias sociais como um recurso para os profissionais de vendas? Acha que vale a pena direcionar seus esforços para as redes sociais? Compartilhe sua opinião nos comentários!  

Para saber mais sobre nossas soluções ou solicitar uma apresentação personalizada, envie um e-mail para: ​info@execplan.com.br

 

 

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