Marketing 4.0: Entenda os cinco pontos diferenciais da tendência

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O Marketing 4.0 vem se tornando uma tendência que se consolida dia-a-dia. Saiba as diferenças dele para o 3.0 e por que ele cresce tanto.

O marketing surgiu em um cenário pós Segunda Guerra Mundial, quando ocorreu a expansão econômica e o surgimento da concorrência. Inicialmente, o objetivo era de “vender a qualquer preço”. O Marketing ainda não era visto como a ação para criar desejos e satisfazer necessidades, mas sim para vender. Com o passar do tempo, as gerações foram se transformando em diversos aspectos.

Isso significa que de uma maneira geral o Marketing teve também de passar por um processo evolutivo.

Tendo em vista que as pessoas cada vez mais se engajavam nesse ambiente virtual, foi preciso mudar o posicionamento de comunicação unilateral para uma comunicação interativa para obter melhores resultados na área.

Com tudo isso, é notável que uma empresa cuja imagem é bem estabelecida, que transparece preocupação com fatores primordiais como o bem-estar do cliente, com a qualidade de seus serviços e produtos e tudo o que está ao seu redor, acaba sendo muito melhor aceita pelo mercado, impactando diretamente nos resultados.

No marketing 3.0, os profissionais e executivos já precisavam ter em mente essa humanização dos clientes, enxergar o seu público como indivíduos capazes de raciocinar, fazer análises, se emocionar e reagir ao que era transmitido. Portanto, dentro desse conceito já era claro que objetivo e ideia do produto ou serviço oferecido, já precisava ter posição consolidada na mente dos clientes.

É aí que entra em campo uma tendência avassaladora que vem sendo importantíssima para o marketing atual, o Marketing 4.0. Dentro dele, existem cinco pontos fundamentais que explicam a essa importância que o conceito possui atualmente. Confira: Interação entre a Empresa e o Cliente Em linhas gerais, esse conceito gira em torno da maneira que a empresa caminha na missão de estreitar laços com o cliente e se relacionar com o consumidor, empoderando-o e dando maior campo para a sua marca no mercado.

Tudo isso nesse cenário de interação virtual, mesclando-o com o offline e se agarrando na experiência de consumo. O marketing 4.0 dá valor, mas não se agarra somente nessa tendência das transformações na sociedade, com a ascensão e popularização da internet que o mundo globalizado do século XXI vem implantando. É um tipo de estratégia de marketing que acima de tudo busca alcançar e tocar seu cliente por meio dos sentimentos humanos.

Podemos dizer então que essa tendência busca meios de atingir o público com foco em relacionamentos baseados na conectividade e interação com o cliente, consequentemente tornando ele próprio como uma espécie de “Propaganda” da marca. Isso tudo consiste em esquecer a arcaica ideia de que no marketing é preciso assumir uma relação com o cliente onde a sua empresa é o franco atirador, e o público é o animal a ser caçado.  

É sempre visar uma comunicação bilateral, mútua e de igual pra igual. O marketing vertical dá lugar ao marketing horizontal.

Mesclagem entre o Offline e o Online Como foi dito no tópico anterior, para alcançar o cliente e promover uma relação de comunicação e interação, a tendência atual é que se mescle a experiência de compra e relacionamento Offline e Online, entre a empresa e o cliente. O questionamento é: Se seu negócio possui ponto comercial físico, ou presta serviços pessoalmente,  ele está próximo do “novo consumidor” (que está cada vez mais conectado)? As pessoas estão cada vez mais relatando experiências de consumo offline no ambiente online, além de buscar referências, feedbacks e opiniões sobre estabelecimentos e negócios na internet. É muitíssimo importante para o Marketing 4.0 estar atento a isso e estreitar relações entre os dois ambientes.  

Presença multicanal Atualmente é muito importante para as empresas estabelecer contato direto com o consumidor através de diversos canais, que se entrelaçam entre si. Fazer um mapeamento completo das possibilidades em que um cliente chegaria até seu negócio, se interessando por seus produtos. Isso não está apenas no digital, apesar da presença maciça de empresas no ambiente (por meio de Redes Sociais, Serviços de Streaming, Anúncios, etc.). Trata-se de ter a percepção do encontro do cliente com o seu negócio em canais offline, em métodos convencionais. Isso inclui outdoors, telemarketing, panfletos e principalmente pelo boca a boca, isto é, recomendações de outros clientes.  

Conquista da advocacia da marca Esse cliente que defende e passa adiante recomendações sobre o seu estabelecimento, citado no tópico passado, é talvez um dos pontos mais importantes do Marketing 4.0. Isso passa pela experiência de consumo.Se alguém procura recomendações sobre determinado segmento de estabelecimento, é muito óbvio que as pessoas lhe recomendarão serviços que já consumiram (ou já ouviram falar), que outrora as satisfizeram. Esse indivíduo que passa adiante uma boa imagem do seu negócio, é um ativo importante para a empresa conquistar um maior número de clientes e se estabelecer no mercado.

Marketing de conteúdo Esse ponto é muito simples. Oferecer conteúdo, por meio de mecanismos como blogs, podcasts e redes sociais, captar potenciais clientes, transformar leads em clientes e miná-los, no bom sentido da palavra, para que possam se tornar fiéis à sua marca, consequentemente captando outros clientes para o dia-a-dia.Esse conceito de marketing de conteúdo é muito importante no 4.0, pois assume uma bela parcela na captação de novos clientes e na fidelização deles. Tornar o seu serviço algo interessante para o consumidor, acaba atraindo ele mais vezes.

Com tudo isso, as empresas passaram a explorar com mais frequência esse tipo de recurso. E a adesão é realmente notável. A maioria das empresas atualmente já marcam presença no ambiente digital através dessas plataformas, mas segue com o desafio de produzir conteúdo relevante e diversificado.

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