Os 4 maiores impactos da tecnologia na área de vendas

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  Dentre as diversas profissões impactadas pelo avanço da tecnologia, a área de vendas é uma das que mais vêm sentindo as mudanças proporcionadas por este fenômeno. Com diversas ferramentas e softwares que facilitam seu trabalho, os vendedores da nova geração são completamente diferentes de seus antecessores. Estes profissionais estão cercados por um universo de mudanças constantes, e por isso devem se reinventar diariamente para conquistar a confiança dos novos consumidores e se destacar dentro de um mercado tão saturado. A seguir, listamos os 4 maiores impactos que a tecnologia trouxe para a área de vendas: O processo de vendas se tornou muito mais analítico Há poucas décadas atrás, o setor de vendas possuía por um caráter muito menos analítico do que o que conhecemos hoje, onde cold-calling era considerada a técnica mais eficiente e experiência do consumidor ainda não era um tópico tão debatido. Através da incorporação da tecnologia, o processo de vendas tem se tornado mais assertivo e organizado. Hoje, profissionais de vendas contam com uma série de ferramentas que possibilitam a mensuração de resultados e a análise da viabilidade de determinada ação, ou seja, é possível conferir com precisão se suas estratégias estão funcionando ou não, e caso necessário, redirecioná-las com muito mais agilidade. É possível encontrar e manter contato com comprador em poucos cliques Aderir às mídias sociais se tornou uma exigência para qualquer profissional de vendas que deseja se manter relevante para sua audiência. O ato de construir uma reputação no meio online para encontrar e manter contato com os consumidores tem nome: Social Selling. Vendedores que fazem bom uso das mídias sociais elevam a capacidade de prospectar um cliente a um nível muito mais sofisticado e efetivo, coletando previamente informações sobre este indivíduo específico para compreender suas necessidades e como o produto ou serviço oferecido pode ser lhe ser útil. Graças à tecnologia, profissionais de vendas podem manter uma relação muito mais próxima com quem quer seja; não importa se o cliente está a poucos metros ou do outro lado do mundo, são necessários apenas alguns cliques para prospectá-lo. Análises de sentimento do consumidor já são realidade O comportamento dos consumidores no meio online e suas motivações de compra são informações valiosas para os profissionais de vendas que desejam saber se seu produto ou serviço é relevante dentro do mercado. Isso é possível através da utilização do Big Data. Com esta ferramenta, fica muito mais fácil direcionar uma oferta e destacar seus benefícios de acordo com a expectativa de cada cliente. A evolução exponencial de aparatos tecnológicos e intensificação do uso das redes sociais exige que executivos de vendas se mantenham o tempo todo atualizados, definindo suas ações de acordo com a percepção do público e adotando soluções que garantem agilidade no processo decisório. Por isso, analisar o sentimento do consumidor em relação a sua empresa ou produto vem deixando de ser um diferencial para se tornar uma necessidade básica no que diz respeito a manutenção da competitividade e engajamento do público. O setor de vendas está trabalhando de forma mais integrada dentro da empresa Alinhar os objetivos do setor de vendas ao planejamento estratégico da organização é uma meta comum para a maioria das empresas. Ainda que encarada como um desafio, esta prática pode trazer melhorias em diversos âmbitos, como redução de custos e gastos, profissionais mais motivados e o mais importante, a construção de uma imagem sólida e confiável, que passa ao cliente a sensação de segurança, facilitando as vendas e aumentando o engajamento do público com a marca. Além de operar de acordo com os objetivos maiores da organização, a área de vendas também deve buscar integrar suas ações a outros setores da empresa, em especial com o de marketing – uma aliança clássica que exerce cada vez mais impacto na experiência do consumidor. Compartilhar metas, estratégias e resultados deve ser uma prática comum entre estas áreas, que pode ser impulsionada com a adoção de softwares de gestão para a melhoria da governança corporativa e processo decisório. Os desafios citados acima já são uma realidade dentro da rotina do profissional de vendas, e à medida que a tecnologia se torna mais sofisticada, mais complexas se tornam as relações entre vendedor e cliente, fazendo com que o setor de vendas esteja em constante mutação ao longo dos anos.  Para saber mais sobre nossas soluções ou solicitar uma apresentação personalizada, envie um e-mail para: ​[email protected]

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