Transmídia – Como interagir com os consumidores de acordo com esta tendência

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Você já ouviu falar em transmídia? Este é um conceito que existe há bastante tempo, mas vem ganhando cada vez mais atenção devido à ascensão das redes sociais e à intensificação do uso de aparelhos digitais, como celulares, notebooks, tablets, etc. Para muitos, transmídia consiste em comunicar uma mensagem através de diversas mídias diferentes. Mas não basta somente contar a mesma história em diferentes mídias, é necessário adaptar a mensagem a cada um dos meios em que ela será veiculada, que devem ser complementares entre si. Por exemplo, imagine que transmídia é uma história que usa um meio (cinema) para contar um capítulo, outro meio (rádio) para contar outro capítulo e uma terceira mídia (quadrinho) para o próximo capítulo, e assim por diante.A presença do consumidor moderno em uma série de canais diferentes simultaneamente torna real a necessidade de gestores e executivos entenderem o que significa transmídia e como aplicá-la em prol de sua marca ou empresa. Um estudo recente divulgado pelo Journalists Resource afirma que os novos consumidores são cada vez mais adeptos de utilizar duas ou mais plataformas simultaneamente para acompanhar uma única história, por exemplo, se uma emissora está exibindo uma documentário sobre a cidade de São Paulo na televisão, o telespectador provavelmente estará procurando por este mesmo assunto em seu smartphone ou notebook enquanto assiste ao programa. Esta nova forma de interação com os meios de comunicação afeta diretamente o modo como marcas devem utilizar as mídias para promover um serviço ou produto. Não basta veicular uma campanha apenas na televisão, por exemplo, e esquecer de outros canais que poderiam complementar sua comunicação e assim tornar a experiência do cliente muito mais interativa. Estar presente em diversas mídias complementares com campanhas integradas é uma tendência que vem se consolidando a medida que novas tecnologias chegam ao mercado – e que por sinal já são muitas. O estudo também revela que a forma como as pessoas consomem conteúdo pode mudar de acordo com uma série de variáveis, como gênero, idade, escolaridade e até mesmo com o conteúdo que ela está assistindo, por exemplo: indivíduos tendem a interagir com mais de uma plataforma simultaneamente quando estão assistindo a programas de esporte do que quando estão assistindo a noticiários ou programas de entretenimento. Dados como estes revelam que além de conseguir alcançar uma presença multiplataforma, também é importante estar atento aos detalhes quando se deseja divulgar uma mensagem, alinhando a segmentação padrão (idade, geolocalização, escolaridade, etc.) a variáveis mais complexas como por exemplo o tipo de conteúdo que seu público está consumindo em determinado momento. Um exemplo de como a aplicação do conceito de transmídia é capaz de envolver os consumidores e aumentar a interação com uma campanha é a forma como seriados televisivos são feitos hoje em dia. Antes, os produtores só precisavam apresentar a ideia, os personagens e o roteiro, e caso estes elementos fossem aprovados a série seria produzida. Após alguns meses, você ligaria a TV, assistiria a série e pronto, fim da interação. Hoje, ao propor a produção de uma série, os idealizadores precisam desenvolver inúmeras ações complementares antes mesmo da estreia, como site interativo com informações, vídeos extras, bonecos, aplicativos para smartphone e ações nas redes sociais. Dessa forma, a experiência do consumidor não se restringe apenas a televisão, mas também a diversas outras plataformas e dura por muito mais tempo. Quando se trata de divulgar uma marca ou um produto, executivos podem contar com softwares tecnológicos como o Big Data, que fornece insights valiosos sobre a aceitação do público em relação ao que estão divulgando e define com facilidade quais mídias trarão mais retorno.  Assim, é possível distribuir com precisão cada mensagem na mídia que for mais adequada, aumentando o retorno sobre suas ações e aprimorando os esforços de comunicação.  A tendência é que o conceito de transmídia se torne ainda mais comum nos próximos anos devido à democratização e popularização dos aparelhos digitais. Marcas capazes de perceber esta transição no modo de se comunicar serão retribuídas com vantagem competitiva, por isso desde já é importante avaliar os softwares de gestão corporativa que podem te auxiliar nesta tarefa e avaliar as melhores formas de adaptá-la ao seu modelo de negócios.  Para saber mais sobre as soluções da EXECPLAN ou solicitar uma apresentação personalizada, envie um e-mail para: ​info@execplan.com.br 

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